São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil volta ao pré-tetra no ranking da Fifa

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Espanha, recém-proclamada campeã da Europa, assumiu pela primeira vez em sua história a liderança do Ranking Fifa. E o Brasil, que não venceu seus três últimos jogos nem fez gols nessas partidas, caiu para a quarta colocação nessa lista.
Desde novembro de 1993, o Brasil não sabia o que era ficar fora do ""pódio" do ranking. Na última vez em que não figurou entre os três melhores do futebol mundial, o país tinha acabado de se classificar para a Copa de 1994. Romário fora chamado às pressas para o time superar o Uruguai e conseguir uma vaga no Mundial dos EUA.
Antes dessa histórica partida, em agosto de 1993, a seleção treinada por Carlos Alberto Parreira havia ficado então em oitavo lugar na lista da Fifa, a pior avaliação da equipe no ranking da máxima entidade do futebol -a lista nasceu no final de 1992 e passou recentemente por ligeiras alterações.
Quando Dunga assumiu a seleção após a Copa de 2006, o Brasil estava em primeiro lugar. Está agora com 1.344 pontos, 213 atrás da Espanha, que lidera com 1.557. A Itália (1.404) e a Alemanha (1.364) vêm na seqüência.
O Brasil perdeu em relação ao último mês 169 pontos. O time foi batido pela primeira vez na história pela Venezuela (0 a 2) e, nos jogos pelas eliminatórias da Copa, perdeu do Paraguai (0 a 2) e empatou com a Argentina (0 a 0). A Argentina caiu ainda mais que o Brasil no ranking. Perdeu 261 pontos e cinco posições. De líder virou sexta colocada -foi ultrapassada em um ponto pela Holanda.
O Paraguai, líder das eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2010, ocupa apenas a 25ª posição, com 832 pontos.
No ranking da Fifa, competições oficiais valem mais que partidas amistosas. O número de gols marcados e a qualidade do oponente também pesam para o acúmulo de pontos, que são descontados com o tempo -os resultados mais recentes ganham mais peso na lista.
A Espanha tornou-se o sexto país da história a liderar o ranking da Fifa. Além do Brasil e da Espanha, Alemanha, Argentina, França e Itália já estiveram ao menos uma vez no topo.


Texto Anterior: Renato vive 2º inferno no clube que o "lançou"
Próximo Texto: Jornal ironiza barriga e cigarro de Ronaldo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.