São Paulo, sexta-feira, 03 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

diplomacia

Corinthians deixa torcida para ver Lula

Campeões da Copa do Brasil cancelam a festa em São Paulo para ir a Brasília, onde se encontraram com o presidente

Centenas de "fiéis" vão ao aeroporto de Guarulhos, mas a maioria dos atletas titulares, incluindo Ronaldo, ruma para capital federal

Alan Marques/Folha Imagem
Com o troféu da Copa do Brasil, o presidente Lula fala com o atacante Ronaldo, principal astro do Corinthians, seu time de coração

RICARDO VIEL
DA REPORTAGEM LOCAL

Porto Alegre viu a conquista. Brasília recebeu os campeões. E São Paulo, cidade da equipe que conquistou a Copa do Brasil, ficou de fora da festa.
Uma mudança de última hora no cronograma fez o Corinthians cancelar a comemoração marcada para o Parque São Jorge para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu torcedor mais ilustre, na capital federal.
"Já saímos do hotel. Estamos chegando ao aeroporto de Porto Alegre. Assim que chegarmos a São Paulo, vamos para o Parque São Jorge", anunciou Mano Menezes às 10h, no Twitter, o local da festa do título.
No final da tarde, novamente em seu microblog, o treinador corintiano se desculpou pela modificação nos planos.
"Desculpem por não ter avisado da mudança, mas foi tudo muito rápido: a confirmação [da ida a Brasília] veio apenas dentro do avião", escreveu.
No começo da tarde, o avião que trazia do Sul a delegação do Corinthians fez uma escala no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. Alguns jogadores, entre eles os titulares Chicão, Felipe, Douglas e Alessandro, desembarcaram. A maioria, acompanhada pelo presidente do clube, Andres Sanchez, rumou para Brasília.
Sem saber da alteração no cronograma das festividades, centenas de torcedores aguardavam o time em Guarulhos desde o começo do dia. Na espera, o acender das luzes das câmeras de TV, uma taça trazida por um programa humorístico e até a semelhança de passageiros que desembarcavam com algum "famoso" serviam para os fãs passarem o tempo.
O atraso do voo, previsto para chegar ao meio-dia, deu início a boatos de que os jogadores sairiam do avião direto para um ônibus estacionado na pista, sem passar pelo saguão.
Também começou a se espalhar o rumor de que o time iria para Brasília. Por volta de 12h30, um funcionário da empresa aérea que trazia o Corinthians se aproximou dos cerca de 300 torcedores e anunciou que o avião faria uma parada em São Paulo, mas apenas parentes dos jogadores desembarcariam. Todos os atletas seguiriam para a capital federal.
Um princípio de revolta e, em minutos, o contingente de torcedores caiu pela metade.
Os que não acreditaram na notícia da ausência dos ídolos foram recompensados quando, às 13h40, Jean, o primeiro a aparecer, saiu pelo portão 2 do desembarque doméstico.
O zagueiro, reserva do Corinthians, foi cercado por dezenas de fãs em busca de fotos e autógrafos. Seguranças, com dificuldade, abriram espaço no meio da multidão para levá-lo até o ônibus do clube.
A cena se repetiu com os outros atletas, assediados em maior ou menor grau dependendo de status no time -Chicão, Alessandro e Felipe foram os que mais dificuldade tiveram para transpor a barreira.
"E o Ronaldinho? Cadê o Ronaldinho?", dizia uma senhora que tentava adivinhar quem eram os jogadores escoltados.
Marcelinho, recém-promovido da categoria de base, era quase um anônimo. Tranquilo em meio ao caos, assinava um autógrafo a um torcedor.
"Cada jogador decidiu se queria ou não ir para Brasília. Quem tinha algum compromisso em São Paulo ficou por aqui", explicou o meia.
Após a rápida passagem dos campeões, o saguão voltou ao normal. Um funcionário do aeroporto, que acompanhava a movimentação à distância, comentava com o colega.
"Poxa, eu queria ver o Mano [Menezes]. Dar os parabéns para ele", lamentou.
Após o encontro com Lula, a delegação corintiana embarcou para São Paulo. O avião chegou às 19h45 a Guarulhos.
Hoje, o time treina pela manhã. Depois, terá folga e só se reapresentará na segunda. Encara o Fluminense na quarta.
A festa pelo título ficou por conta de cada um dos atletas.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.