São Paulo, terça-feira, 03 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por rendimento, atletas gelam roupas

DOS ENVIADOS A ATENAS

O calor obrigou os organizadores dos Jogos de Atenas a repensar a programação dos eventos e fará alguns atletas usarem roupas especiais para esfriar o corpo.
A moda olímpica na Grécia deverá ser marcada pela jaqueta gelada, vestimenta recheada com um gel deixado no refrigerador e que será usada por alguns esportistas durante o aquecimento.
Já utilizada pelos australianos em Atlanta, a roupa deve agora ser popularizada. Além da Austrália, que deve repetir a experiência, Canadá, China e Nova Zelândia também divulgaram que alguns de seus representantes vestirão a jaqueta em Atenas.
Com ela, os atletas podem começar as disputas com temperatura corporal mais baixa e diminuem significativamente a perda de líquido pela transpiração -algo que, dependendo da intensidade, afeta o rendimento.
O calor também obrigou o Comitê Organizador a mexer em um dos aspectos mais sensíveis da Olimpíada: a programação dos eventos na televisão.
Para diminuir o desgaste dos corredores, a maratona deverá acabar sem luz natural. A largada será às 18h, duas horas mais tarde do que foi em Sydney.
Na natação, o problema apareceu quando os organizadores disseram que não teriam condições de construir o teto pedido pela federação internacional para a piscina. Por causa do sol, as finais foram atrasadas em 30 minutos.
Na Austrália, relatório preparado pelo Instituto de Esporte de Nova Gales do Sul -organização criada por ocasião dos Jogos de Sydney- detalha os impactos que o calor grego pode causar no organismo dos olímpicos.
A primeira advertência: atletas de modalidades que têm divisão de peso devem evitar o acerto de contas com a balança pelo tradicional método de restringir a ingestão de líquidos, porque isso significa risco para a saúde.
Como lembra o estudo, o calor faz a pessoa cansar e se desidratar mais rápido, ter performance inferior e ver aumentadas sua pulsação e pressão. Aos atletas, o instituto aponta que a sede não é um indicador muito confiável de desidratação -mudanças de peso e na coloração da urina devem merecer atenção. (GR E RD)


Texto Anterior: Brasileiro troca filtro solar por barraca de lona
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.