São Paulo, terça-feira, 03 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Paella

MELCHIADES FILHO
EDITOR DE ESPORTE

Era para ser, e talvez ainda venha a ser, o Mundial da NBA. Mas, nas primeiras rodadas, os 27 jogadores do campeonato mais famoso do planeta, espalhados por dez seleções, causaram menos impacto do que atletas de outras "sopas de letrinhas".
Os anfitriões, por exemplo, cumprem uma campanha capenga. Contra a Alemanha, os EUA só abriram vantagem nos últimos dois minutos. Contra a China, ficaram atrás no placar durante quase todo o primeiro tempo.
Com raras exceções, como Pau Gasol (Espanha) e Dirk Nowitzki (Alemanha), os "estrangeiros" da NBA também decepcionaram.
Vlade Divac e Predrag Stojakovic não têm desequilibrado -e a Iugoslávia perdeu a pose já na segunda rodada. Hedo Turkoglu afundou (com) a Turquia, três derrotas em quatro confrontos.
A fama de gatilho preciso não acompanhou o venezuelano Oscar Torres a Indianápolis. Sua pontaria nos três pontos despencou a 22%; sua seleção, para a disputa do 13º lugar. Andrei Kirilenko, da Rússia, tem chutado ainda pior -17,6% de (im)precisão nos arremessos-, talvez o principal motivo do fiasco russo no primeiro "round" (1v e 2d).
Por fim, Yao Ming, o primeiro "estrangeiro" a encabeçar o vestibular anual da NBA, enfrenta o boicote de seu técnico, que prefere posicionar longe da cesta esse extraordinário chinês de 2,25 m.
Diante disso, ganharam relevo neste Mundial as principais ligas do basquete da Espanha, a ACB e a LEB, que, mesmo sem o caixa da NBA, administram 34 times bastante internacionalizados.
No total, o circuito espanhol enviou 24 atletas a Indianápolis, espalhados por cinco seleções.
Dele fazem parte, por exemplo, 8 dos 12 relacionados pela Argentina, única seleção a registrar mais de cem pontos por jogo (106,3) depois de três rodadas. Destacam-se o armador Alejandro Montecchia, vice-líder em assistências da competição (5,8), e o ala-pivô Fabricio Oberto, a melhor pontaria em Indianápolis (75% nos tiros de quadra).
Na defesa, ninguém bate em eficiência a Espanha, que convocou dez jogadores da ACB e que, mesmo sem o armador titular Raúl Lopes, recém-contratado pela NBA e cortado horas antes do embarque, só permitiu, em média, 60,5 pontos aos oponentes.
Os argentinos chegaram à segunda-feira sem reveses. Os espanhóis também -atropelaram inclusive a paparicada Iugoslávia, com cinco militantes da NBA.
O Brasil, a outra equipe invicta após quatro partidas, também engrossa a armada ibérica.
O time não pôde contar com seu único jogador na NBA, o ala-pivô Nenê, machucado na virilha.
Com isso, Anderson Varejão, do Barcelona, tem sido, ao lado do cestinha Marcelinho, o principal destaque do conjunto de Hélio Rubens. O ala-pivô ostenta as maiores médias de rebotes e tocos (6,0 e 2,0), melhorou nos lances livres (66%) e incorporou a seu repertório ofensivo um bom arremesso de três pontos (50%).
Caçula do Mundial, o pivô Tiago Splitter, hoje no Bilbao, é o outro "hispano-brasileiro". Com somente 17 anos, não se intimidou -já atua tanto quanto Helinho, o filho do treinador.
O curioso é que caberá à Espanha definir o caminho brasileiro nos mata-matas, após o susto de ontem contra a modesta Angola. O duelo, às 17h de amanhã, terá a transmissão da ESPN Brasil.

Mundial 1
Tolice disseminada nos últimos dias: a de que implodiram o Market Square Arena porque Indianápolis não conseguia conviver com o trauma da vitória brasileira na final do Pan-87. O ginásio virou pó, sim, porque ninguém queria pagar para jogar nele. A nova economia do esporte nos EUA requer espaço para lojas de conveniência, praças de alimentação e camarotes vips. O Indiana teve, então, de construir sua própria arena para tentar sair do vermelho. A maioria das equipes da NBA trocou de ginásio nos anos 90.

Mundial 2
Além de desatualizados, os sites do Mundial (www.fiba.com e www.2002worldbasketball.com) erram demais nas estatísticas.

Mundial 3
Já que o momento é de euforia, que tal reabilitar a camiseta com listras verdes e amarelas que um dia distinguiu o basquete nacional?

E-mail melk@uol.com.br



Texto Anterior: Diretoria do clube negocia contratação de Giba
Próximo Texto: Futebol - José Roberto Torero: Heróis, quadrinhos e futebol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.