São Paulo, terça-feira, 03 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exceção, Williams mostra dupla

Time inglês confirma Barrichello e o estreante Nico Hulkenberg para o Mundial do ano que vem

Além da equipe de Frank Williams, apenas Ferrari e Red Bull já definiram e anunciaram seus pilotos para a próxima temporada

DA REPORTAGEM LOCAL

Poucas vezes a F-1 viu uma mudança tão grande no grid de uma temporada para outra.
A chegada de quatro equipes novas, pilotos estreantes e algumas incertezas para o Mundial de 2010 acabaram travando o mercado neste fim de ano.
E, com o final da temporada de 2009 anteontem, no GP de Abu Dhabi, deixam a cara categoria como uma grande incógnita para o campeonato do próximo ano, que tem início no Bahrein, no dia 14 de março.
Exceção à regra, a Williams tornou-se ontem o terceiro time dos que disputaram o Mundial deste ano a confirmar sua dupla de pilotos para 2010.
Como já era sabido, anunciou Rubens Barrichello e o novato alemão Nico Hulkenberg, campeão da GP2 e que tem o mesmo empresário de Michael Schumacher, Willi Webber.
"Sempre sonhei em guiar para Williams, desde criança, desde a primeira vez que vi um F-1 na TV", afirmou o piloto brasileiro, 37, recordista em corridas disputadas na categoria: 284.
"Várias vezes nesses últimos 17 anos chegamos a conversar e a quase fechar contrato, mas a hora boa é agora, pois nunca estive tão preparado, tão bem guiando um carro", completou Barrichello, que chegou a ser procurado pela McLaren em Interlagos, mas que já tinha fechado seu acordo com a Wil-liams no fim de semana do GP da Itália, em 13 de setembro.
Dono da equipe, Frank Wil-liams afirmou que Barrichello dispensa apresentações e que, além de sua vasta experiência, é um apaixonado pelo que faz.
A ideia é que o piloto não só atue nas pistas, mas também na fábrica -o time não vence um GP desde 2004. "Estou indo para liderar um projeto na tentativa de colocar a equipe de volta no topo", falou Barrichello.
A escolha por Hulkenberg, que nos dois últimos anos serviu como piloto de testes do time inglês, não foi aleatória.
De acordo com Sam Michael, diretor técnico da Williams, a equipe mantém uma grande planilha de acompanhamento de pilotos desde os oito anos, cuja referência é Lewis Hamilton, que em 2008 tornou-se o mais jovem campeão da F-1.
"Queríamos alguém experiente ao lado de Hulkenberg para que ele possa desenvolver seu talento natural", explicou Michael. "Não queríamos que ele começasse sem apoio."
Chefe de Barrichello na Brawn e nos tempos de Ferrari, Ross Brawn agradeceu ao brasileiro pela contribuição à equipe, que neste ano conquistou o Mundial de Construtores.
"Estamos muito satisfeitos de saber que o Rubens irá correr na F-1 por mais um ano", afirmou Brawn, que ainda não definiu sua dupla para 2010.
Dono do número 1 no ano que vem, Jenson Button negocia com a equipe e deve ficar na Brawn, mas ao lado de Nico Rosberg, que saiu da Williams.
Além do novo time de Barrichello, o sexto em 18 anos na categoria, somente a Ferrari e a Red Bull já fecharam suas duplas para o próximo ano.
Além de Felipe Massa, a escuderia italiana passará a contar com o bicampeão Fernando Alonso em 2010. Já a vice-campeã do Mundial de Construtores desta temporada manterá o alemão Sebastian Vettel e o australiano Mark Webber.


Com agências internacionais

Texto Anterior: José Roberto Torero: Mas a bola bateu na trave
Próximo Texto: Bridgestone se despede em 2010
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.