UOL


São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

País leva ao torneio de 2004 os bicampeões continentais Cruzeiro, Santos e São Paulo, que juntos chegaram a 10 finais

Brasil vê tradição recorde na Libertadores

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nenhum clube brasileiro conquistou um título internacional oficial neste século. Para derrubar esse tabu, que muito possivelmente ainda estará de pé, o Brasil será representado na Libertadores de 2004 por especialistas em disputas no exterior.
Cruzeiro, Santos e São Paulo, times do país que já estão garantidos no principal interclubes das Américas, têm juntos seis títulos e dez finais de Libertadores. Nunca o Brasil levou tanta tradição de conquistas para o nobre torneio -os três venceram 54,5% dos títulos brasileiros da Libertadores.
O São Paulo, que hoje tenta inverter uma situação ruim para ir à final da Copa Sul-Americana, volta à Libertadores dez anos após sua quarta final -foi campeão em 1992 e 1993 e vice em 1974 e 1994. O Santos, atual vice da competição, ganhou os dois primeiros títulos do torneio para o país em 1962 e 1963. O Cruzeiro também é bicampeão (levou a taça em 1976 e 1997) -perdeu uma final (1977).
Os três também possuem outros títulos continentais. Juntos, ganharam três Supercopas, duas Copas Conmebol, três Recopas, uma Copa Ouro, uma Master da Supercopa e uma Master da Conmebol. Contando com a Libertadores, são 17 conquistas oficiais da Confederação Sul-Americana.
Todas essas taças foram obtidas no século passado. Desde que o Vasco faturou a Copa Mercosul de 2000, nenhum time brasileiro venceu uma disputa oficial da Conmebol. O Mundial interclubes não é conquistado por um clube do país desde 1993, quando o São Paulo bateu o Milan.
No ranking de clubes brasileiros da Conmebol, o São Paulo é o líder, o Cruzeiro aparece em segundo, e o Santos está em sexto.
Ainda restam duas vagas para brasileiros na Libertadores-04. Inter e São Caetano, que estão em quarto e quinto lugares na tabela do Brasileiro, respectivamente, são os mais fortes candidatos para fechar o grupo de classificados.
Esses dois times já fizeram finais de Libertadores -o Inter, em 1980, e o São Caetano, em 2002. Se ambos confirmarem presença na próxima edição do torneio, serão ao todo 12 finais dos classificados brasileiros. Isso representa 57,1% das decisões de Libertadores já disputadas pelos times nacionais.
O Boca Juniors, atual campeão continental, venceu três das últimas quatro edições da Libertadores. Além dele, estarão representando a Argentina em 2004 o River Plate, o Independiente, o Vélez Sarsfield e o Rosario Central.
Peñarol e Nacional, do Uruguai, e Olimpia, do Paraguai, são outros clubes de tradição internacional que vão entrar na disputa.


Texto Anterior: Para Mustafá, é difícil manter Lúcio e Élson
Próximo Texto: Saiba mais: Inchado, torneio deve dar vaga no Mundial da Fifa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.