|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
FUTEBOL
Se passar à final do Brasileiro, equipe não terá o nome Excel na camisa
Corinthians pode utilizar "patrocinador de aluguel'
da Reportagem Local
Se passar à final do Campeonato
Brasileiro, o Corinthians poderá
entrar em campo com um "patrocínio de aluguel".
A equipe não ostentará em sua
camisa a marca do banco Excel,
seu atual patrocinador.
Isso porque o Excel foi adquirido
pelo banco espanhol Bilbao Vizcaya, que já anunciou que encerrará
os patrocínios a clubes de futebol.
Além do Corinthians, o Excel
apóia ainda outras três equipes
brasileiras: o Botafogo-RJ, o Vitória-BA e o América-MG.
Após comprar o Excel, em abril
último, o banco espanhol decidiu
que manteria os patrocínios já
acertados, mas não os renovaria.
O Bilbao alega que não tem como
estratégia investir maciçamente
em esporte.
Segundo Luís Calderón, conselheiro-adjunto do presidente da filial brasileira do Bilbao, a manutenção do nome Excel atrapalharia
a estratégia do banco espanhol.
Isso porque, apesar de não haver
ainda uma definição da data exata,
a mudança do nome Excel para
Bilbao ocorrerá durante as finais
do Brasileiro -marcadas para os
dias 13, 20 e 23 (caso haja necessidade de uma terceira partida).
"A aparição dos dois nomes ao
mesmo tempo poderia causar confusão", afirma Calderón.
Com isso, há quatro possibilidades de patrocínio para o Corinthians na decisão do Brasileiro, caso a equipe passe pelo Santos:
1) O time entra em campo com a
marca do Bilbao Vizcaya.
2) A equipe atua sem patrocínio,
com uma faixa branca na camisa,
no lugar onde hoje aparece o nome
do Excel.
3) O time joga com alguma mensagem altruísta. "Pode ser algo do
tipo "Drogas, estou fora' ou "Viva o
Rio'", diz Calderón.
4) O espaço de patrocínio na camisa do Corinthians é vendido para alguma outra empresa.
A assessoria do clube confirmou
a possibilidade de entrar em campo com a marca Bilbao Vizcaya.
A decisão do banco espanhol
apenas adianta o que ocorreria no
final deste ano, quando acaba o
contrato do Excel com o Corinthians -os acordos das outras
equipes têm prazos diferentes.
O acordo entre Excel e Corinthians começou em janeiro de 97,
como parte da estratégia de Ezequiel Nasser, então presidente do
Excel, para popularizar o banco.
No ano anterior, em 96, o Excel
havia adquirido o controle do banco Econômico, uma das instituições auxiliadas pelo Proer -programa do governo federal de socorro a instituições financeiras.
Nos dois anos em que patrocinou o Corinthians, o único título
importante que a equipe conquistou foi o paulista do ano passado.
Além de patrocinar, o Excel ajudou ainda a reforçar o time. Na
equipe atual, há quatro jogadores
que são, agora, do Bilbao: Gamarra, Vampeta, Edílson e Wilson Mineiro. O banco ainda não decidiu o
destino dos atletas.
(ROBERTO DIAS)
²
Colaborou
Maércio Santamarina, da Reportagem Local
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|