São Paulo, quinta, 3 de dezembro de 1998

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FUTEBOL
Se passar à final do Brasileiro, equipe não terá o nome Excel na camisa
Corinthians pode utilizar "patrocinador de aluguel'

da Reportagem Local

Se passar à final do Campeonato Brasileiro, o Corinthians poderá entrar em campo com um "patrocínio de aluguel".
A equipe não ostentará em sua camisa a marca do banco Excel, seu atual patrocinador.
Isso porque o Excel foi adquirido pelo banco espanhol Bilbao Vizcaya, que já anunciou que encerrará os patrocínios a clubes de futebol.
Além do Corinthians, o Excel apóia ainda outras três equipes brasileiras: o Botafogo-RJ, o Vitória-BA e o América-MG.
Após comprar o Excel, em abril último, o banco espanhol decidiu que manteria os patrocínios já acertados, mas não os renovaria.
O Bilbao alega que não tem como estratégia investir maciçamente em esporte.
Segundo Luís Calderón, conselheiro-adjunto do presidente da filial brasileira do Bilbao, a manutenção do nome Excel atrapalharia a estratégia do banco espanhol.
Isso porque, apesar de não haver ainda uma definição da data exata, a mudança do nome Excel para Bilbao ocorrerá durante as finais do Brasileiro -marcadas para os dias 13, 20 e 23 (caso haja necessidade de uma terceira partida).
"A aparição dos dois nomes ao mesmo tempo poderia causar confusão", afirma Calderón.
Com isso, há quatro possibilidades de patrocínio para o Corinthians na decisão do Brasileiro, caso a equipe passe pelo Santos:
1) O time entra em campo com a marca do Bilbao Vizcaya.
2) A equipe atua sem patrocínio, com uma faixa branca na camisa, no lugar onde hoje aparece o nome do Excel.
3) O time joga com alguma mensagem altruísta. "Pode ser algo do tipo "Drogas, estou fora' ou "Viva o Rio'", diz Calderón.
4) O espaço de patrocínio na camisa do Corinthians é vendido para alguma outra empresa.
A assessoria do clube confirmou a possibilidade de entrar em campo com a marca Bilbao Vizcaya.
A decisão do banco espanhol apenas adianta o que ocorreria no final deste ano, quando acaba o contrato do Excel com o Corinthians -os acordos das outras equipes têm prazos diferentes.
O acordo entre Excel e Corinthians começou em janeiro de 97, como parte da estratégia de Ezequiel Nasser, então presidente do Excel, para popularizar o banco.
No ano anterior, em 96, o Excel havia adquirido o controle do banco Econômico, uma das instituições auxiliadas pelo Proer -programa do governo federal de socorro a instituições financeiras.
Nos dois anos em que patrocinou o Corinthians, o único título importante que a equipe conquistou foi o paulista do ano passado.
Além de patrocinar, o Excel ajudou ainda a reforçar o time. Na equipe atual, há quatro jogadores que são, agora, do Bilbao: Gamarra, Vampeta, Edílson e Wilson Mineiro. O banco ainda não decidiu o destino dos atletas. (ROBERTO DIAS) ²


Colaborou Maércio Santamarina, da Reportagem Local



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