São Paulo, domingo, 04 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnico tem de respeitar os limites

DA REPORTAGEM LOCAL

Falta de adversárias fortes pode levar à dispersão. Treinos ou competições com homem, exigir demais das atletas.
Especialistas em psicologia e preparação física apontam a atenção e o preparo dos treinadores como essenciais para evitar desgaste em garotas que praticam "esportes mistos".
No primeiro caso, intercâmbio com o exterior ou cidades com competidoras mais fortes é essencial.
"Sem isso, a atleta corre o risco de perder a noção de seu nível, de ver onde estão suas falhas. Pode se auto-intimidar por não saber como está", diz Márcia Pilla do Valle, psicóloga do Grêmio Náutico União, clube de Porto Alegre.
"Há o risco também de ela perder a referência e achar que está bem demais, relaxar", alerta.
Para evitar que os treinos com homens causem danos físicos, deve ser dada atenção especial ao limite de cada atleta.
"Você tem de fazer um treino para cada um, de acordo com as especificidades físicas e técnicas", diz Rommel Milagres, responsável pela preparação física do Minas Tênis.
Segundo ele, deve haver uma reavaliação constante dos treinamentos em grupos com atletas de gêneros diferentes.
"Você pode estar roubando de um para jogar para o outro", afirma Milagres. "Mulheres têm diferença de força, resistência e percentual de gordura. Apresentam fragilidade maior na região lombar. É outro acompanhamento."
Contra o preconceito, especialistas aconselham que o treinador faça do ambiente de treino uma equipe, mesmo em esportes individuais, para dar suporte aos atletas. (ML)


Texto Anterior: Por esporte, mulheres enfrentam homens
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.