São Paulo, quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010

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União banca dois terços das obras de mobilidade

DA REPORTAGEM LOCAL

As três esferas de governo se comprometeram a investir um total de R$ 12,67 bilhões em obras de mobilidade urbana voltadas para a Copa de 2014.
Desse montante, um pouco mais de dois terços (67,4%) virão dos cofres do governo federal via financiamento da Caixa ou do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). De acordo com a matriz de responsabilidades, no entanto, todas essas obras serão executadas pelos governos estaduais e municipais.
Ainda segundo o documento, a União ficará responsável apenas pela fiscalização das obras de mobilidade. A matriz de responsabilidades diz também que ao governo federal caberá apenas a execução de obras em aeroportos e portos, que não estão listadas no documento.
São Paulo será a cidade-sede mais beneficiada pela linha de crédito federal. A Caixa disponibilizará R$ 1,082 bilhão para a construção do monotrilho da Linha Ouro, que ligará Congonhas ao Morumbi. O custo total da obra é de R$ 2,9 bilhões, ou 23% do total investido em mobilidade urbana, de acordo com o documento.
A execução dessa obra ficará a cargo do governo do Estado.
Brasília foi a cidade que menos pleiteou crédito para obras de mobilidade, apesar de ter pedido a verba máxima para financiar seu estádio (R$ 400 milhões). A Caixa concedeu R$ 361 milhões para a construção do trecho 1 do VLT (veículo leve sobre trilhos), que ligará o aeroporto ao Terminal Asa Sul.
Na última semana, as obras ficaram paralisadas por quatro dias por suspeita de irregularidade ligada ao escândalo envolvendo o governador José Roberto Arruda. (MB E PC)


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