São Paulo, quarta-feira, 04 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

é hoje?

Corinthians escala Ronaldo no banco

Técnico relaciona atacante pela 1ª vez para um jogo oficial e diz que tendência é usá-lo em campo por até 45 minutos

Há mais de um ano inativo, jogador deve entrar no 2º tempo, de acordo com Mano, caso o jogo não tenha "circunstâncias especiais"

Fernando Santos/Folha Imagem
Ronaldo, que pode estrear hoje, treina no Parque Ecológico


PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Desde o dia 12 de dezembro o futebol brasileiro, e tudo o que o rodeia, faz a mesma pergunta: quando Ronaldo, 32, estreia pelo Corinthians? Pois a resposta começa a ser dada hoje.
O jogador mais badalado em território nacional, duas vezes campeão do mundo com a seleção brasileira e um dos rostos mais conhecidos do mundo está relacionado pela primeira vez para um jogo oficial desde sua contusão no joelho esquerdo, há mais de um ano.
Ronaldo, camisa 9 às costas, e todo o peso da expectativa ao seu redor, ficará no banco de reservas na partida contra o Itumbiara, às 21h50, a primeira do time do Parque São Jorge na competição que irá priorizar na temporada, a Copa do Brasil.
A presença do atacante relacionado para um jogo -e não apenas como integrante de delegação e torcedor de luxo do time, como ocorreu nos últimos dois compromissos corintianos- foi confirmada pelo técnico Mano Menezes.
"A intenção é relacioná-lo para o banco em Itumbiara", disse. E foi além: "Se ele vai ficar à disposição, ele vai poder entrar em Itumbiara. Provavelmente ele entra", projetou.
Segundo o treinador corintiano, a possibilidade de ter Ronaldo em campo existe como parte do processo que ele diz estar conduzindo para que o atacante volte a jogar de vez.
"Eu quero lhe dar parâmetros de jogo. Tem parâmetros de treinamento, mas não é igual. E lá vão acontecer coisas que só ocorrem num jogo."
Mano contou que decidiu colocar Ronaldo no banco depois do que viu no treino de segunda-feira. "Eu tive uma conversa com ele antes do treinamento. Foi a primeira vez que cobrei dele mais empenho, mais determinação, mais esforço. E o resultado foi bom. E eu respeito o resultado do campo."
O treinador afirmou ainda que apenas "circunstâncias especiais" devem evitar a entrada de Ronaldo em campo pela primeira vez defendendo o Corinthians. Porém a experiência, se de fato ocorrer, deve ser curta. Ele ficaria na partida no máximo por 45 minutos.
A possibilidade de estreia de Ronaldo hoje surpreende quem acompanhou os últimos dias do Fenômeno e as declarações de Mano Menezes.
Depois da polêmica criada pelo jogador ao atrasar na volta de uma folga e chegar à concentração às 5h30 da manhã depois de uma noitada numa boate em Presidente Prudente, a estreia de Ronaldo parecia mais distante do que antes.
O próprio técnico chegou a declarar que o jogador "ainda precisava de mais um tempinho" antes de ser relacionado. Mano cogitou até não levar o atacante para a segunda parte dos jogos fora de São Paulo -o primeiro hoje e o segundo domingo, contra o Palmeiras, em Presidente Prudente.
A expectativa era a de que, pelo menos no interior de Goiás, Ronaldo repetisse a rotina das partidas contra Noroeste e Marília, quando só foi aos estádios para assistir seus companheiros atuarem. A opção de utilizá-lo só era esperada para o clássico, ou para o jogo seguinte, dia 11, com o São Caetano.



NA TV - Itumbiara x Corinthians Band, Globo (para SP), Sportv (menos RJ, CE e MG) e ESPN Brasil, às 21h50, ao vivo


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.