São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Camisinha será gratuita nos estádios

DE JOHANNESBURGO

Não será por falta de camisinhas que os torcedores da Copa-2010 deixarão de fazer sexo seguro. O documento do Sanac, órgão do governo que formula políticas de combate à Aids, prevê a instalação de máquinas de distribuição de preservativos do tipo "self-service" nos banheiros dos estádios.
"A distribuição gratuita de camisinhas é um importante serviço a ser oferecido no período da Copa", afirma o texto.
Segundo Mabalane Mfundisi, coordenador do grupo da Sanac que preparou o texto, ainda não há um número fechado de camisinhas a serem distribuídas. "Mas será, sem dúvida, na casa dos milhões."
Também haverá pontos de distribuição em hotéis e nos "fan parks", áreas ao ar livre montadas pela Fifa com telões. Nesses locais, serão montadas "clínicas móveis" para o teste rápido de HIV, com privacidade. Funcionarão em vans ou tendas e darão resultado em 15 minutos.
"Nós vamos aproveitar a Copa para incentivar os homens, sobretudo, a se testarem de maneira rápida e fácil. Muitos acabam não fazendo o teste porque têm de se deslocar a uma clínica", diz Mfundisi.
Durante os jogos, serão distribuídos brindes com a marca da Sanac e o slogan "Eu sou responsável, nós somos responsáveis, a África do Sul está assumindo sua responsabilidade". Eles incluirão bolas, chaveiros e baralhos.
Zakumi, o leopardo de cabelos verdes que é a mascote da Copa, aparecerá usando no peito a fita vermelha, símbolo da luta contra a doença. (FZ)

Texto Anterior: África planeja usar prostituta em ação anti-Aids na Copa
Próximo Texto: Soccer city: Estádio estourou custo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.