São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Data Copa


Itália sem gols, Alemanha com Cacau, Espanha mesmo sem forçar, França ainda com Domenech, África sem Egito


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

SE A CONTA não está errada, foram 45 amistosos ontem entre seleções, com quase todo mundo da Copa-2010 em campo.
Só duas partidas terminaram sem gols: o duelo entre Chipre e Islândia (esquece) e o confronto entre Itália e Camarões. A Azzurra já empatou com os Leões Indomáveis certa vez (1982) e foi campeã, mas o cenário não é nada animador para Marcello Lippi repetir o bi de Vittorio Pozzo.
Não vi o jogo da Itália, mas quando Buffon (fora ontem) não está bem, Nesta já era e Balotelli é esperança...
Maradona ainda não é um técnico com certificado de qualidade, mas sua Argentina foi bem demais, em relação ao que fez nas eliminatórias, contra a Alemanha. Resultado (1 a 0) à parte, teve posse de bola, personalidade e mais jogadas agudas. Numa fase mais "paz e amor" (pelo menos até a Copa deve ser assim), Maradona bateu o tático Joachim Löw, técnico elogiado desde quando era auxiliar e que se rendeu a Cacau (sugiro para ele o www.jogadoresdobrasil.com/home). A Alemanha já foi campeã mundial com derrota até para time fraco, mas o fato é que a Argentina levará mais que Messi e superstição favorável à Copa.
A Espanha também é muito mais que um uniforme bonito. Como falou um amigo meu, esbanjou ontem. A França inicia outro ano com Raymond Domenech em baixa, mas o 0 a 2 foi mais mérito da Fúria, que busca o jogo até como visitante e contra campeão mundial.
Vários abutres esperam a Espanha perder a Copa para bater na tecla do "Amarelou!", mas o discurso do "É mesmo um belo time..." está pronto em caso de zebra (ridículo).
Uma olhada nos placares (não dá para ver tanto jogo) aponta para várias decepções: África do Sul, Argélia, Costa do Marfim, Dinamarca, Eslováquia, Grécia, Gana e Suíça. Dessa turma, só vi a Grécia ontem: piorou em relação ao qualificatório. Jogava feio, mas era acertadinha. Foi só feia. Uma defesa firme ficou vulnerável, o que parece estar ocorrendo com Gana e Suíça.
Quanto aos africanos, o Egito fará falta na Copa, provou ontem contra o English Team. Uma pena.

NOTAS DA COPA-1938
Brasil e Itália 8
Hungria e Tchecoslováquia 7
Suíça 6
França, Noruega, Polônia e Suécia 5
10º Cuba 3
11º Alemanha, Bélgica e Romênia 2
14º Holanda 1
15º Índias Holandesas 0

NOTAS DA COPA-1950
Uruguai 9
Brasil 8
Espanha, Iugoslávia e Suécia 6
Itália 5
EUA 4
Chile, Paraguai, Inglaterra e Suíça 3
12º México 1
13º Bolívia 0

rodrigo.bueno@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Natação: Nos EUA, Cielo disputa sua 1ª competição em 2010
Próximo Texto: Palmeiras revê "pesadelo do ABC"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.