São Paulo, quarta, 4 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Competição, que vale vaga para a Copa Conmebol, terá a participação de oito equipes no sistema mata-mata
Copa Norte usa nova fórmula de disputa

da Reportagem Local

A segunda edição da Copa Norte, competição que reúne sete equipes da região mais o Sampaio Corrêa, do Maranhão, e vale a participação do campeão na Copa Conmebol, tem início amanhã, com nova forma de disputa.
Ao contrário do que ocorreu em 97, quando os times foram divididos em dois grupos nos quais todos jogavam contra todos, nesse ano o torneio será disputado no sistema de mata-mata.
Serão disputadas três fases.
Gilberto Coelho, diretor-técnico da CBF, cita dificuldades de organização como causa da mudança.
"Estava sendo difícil juntar todos os times em um só local durante duas semanas, como fizemos no ano passado", diz Coelho, acrescentando que a Copa Norte é subsidiada pela CBF, "desde as passagens aéreas". "Do modo que o torneio vinha sendo disputado, pouca gente podia assistir."
O diretor diz acreditar que o novo sistema, com jogos de ida e volta agradarão ao público.
Amanhã, o campeão da primeira edição da competição, o Rio Branco, do Acre, enfrenta o Ouro Preto, de Rondônia.
Completam a rodada o Ypiranga, do Amapá, contra Picos, do Piauí; São Raimundo, de Roraima, e Sampaio Corrêa, do Maranhão, e São Raimundo, do Amazonas e Payssandu, do Pará.
Os jogos de volta acontecem no próximo dia 11.
As partidas da segunda fase, correspondente à etapa semifinal, estão previstas para os dias 26 de março e primeiro de abril.
As finais estão marcadas para os dias 15 de abril e 22 de abril.
Para as equipes que participam da Copa Norte, vencer o torneio é uma chance de representar o Brasil em uma competição internacional como a Conmebol, que reúne 16 times.
"Esse campeonato serve como um estímulo para os times do norte", explica Coelho. "E tem a vantagem de ser uma competição curta, que não é muito dispendiosa."
Entre os favoritos para conquistar o título desta, segundo Coelho, edição estão o Rio Branco, o Sampaio Corrêa e o Payssandu.
O Rio Branco, além de ter sido o primeiro campeão da Copa Norte, foi o clube nortista melhor colocado na Copa do Brasil de 97, conquistando a 10ª posição.
O Sampaio Corrêa foi campeão invicto da Série C do Campeonato Brasileiro de 97.
Além do vencedor da Copa Norte, os demais representantes do Brasil na Copa Conmebol serão o vencedor do Campeonato Regional do Nordeste mais o Santos e o Juventude. Os dois últimos, são os times com melhor classificação no Campeonato Brasileiro do ano passado e que não participam de nenhum outro torneio promovido pela Confederação Sul-Americana de Futebol.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.