São Paulo, quarta, 4 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Televisor é novo produto de clubes

ADRIANA SOUZA SILVA
free-lance para a Folha

A Cineral, empresa fabricante de televisores, lança neste mês a TV do Torcedor.
Os modelos trazem as cores de time de futebol estampadas no gabinete do aparelho e ainda tocam o hino do clube quando ligado.
O aparelho corintiano, por exemplo, possui um gabinete branco e os detalhes, como a alça e os botões, pretos.
No caso do televisor do Flamengo, as cores em destaque são o vermelho e o preto.
Além disso, os aparelhos terão um adesivo do símbolo do time colado no canto superior direito do gabinete.
"É uma ótima sugestão para presentear um torcedor fanático", afirma Abdo Hadade, 54, presidente da Cineral.
Toda vez que o aparelho for ligado, o torcedor poderá ouvir o hino de seu clube por, no mínimo, dez segundos.
O som instrumental da equipe será ouvido por mais 50 segundos caso o usuário não dê o comando que interrompe a música.
"É o mesmo artifício usado por algumas emissoras de TV quando um time faz um gol. O som original da programação permanece, mas em volume reduzido", explica o fabricante.
No tamanho único de 14 polegadas, a TV do Torcedor conta ainda com entrada de áudio e vídeo, 181 canais de UHF e VHF, funções na tela, além de ter garantia de três anos. O preço nas lojas deve ficar em torno de R$ 280,00.
Por enquanto, os contratos de licenciamento foram fechados com Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras, Lusa, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Inter, Grêmio, Cruzeiro e Atlético-MG.
"As equipes do Bahia, Vitória, Paraná Clube, Coritiba e Atlético-PR deverão ser as próximas", afirma Hadade.
A escolha dos clubes foi baseada no resultado de uma pesquisa encomendada pela Cineral sobre as maiores torcidas do país.
Segundo Hadade, a produção de televisores será em quantidades semelhantes para os 13 times, e cada equipe vai receber o mesmo percentual de lucro sobre os aparelhos vendidos. O valor não foi revelado nem pelos clubes nem pela empresa.
"Está no contrato a não divulgação desse percentual de lucro", afirma Celma Braga, 38, diretora da Braga Associados -empresa que negocia licenciamentos para clubes de futebol.
Para ela, o aparelho do Flamengo deve ser o mais vendido. "É o clube com a maior torcida nacional", diz a diretora.
A expectativa da Cineral é de que sejam vendidos até 5.000 unidades por mês dos novos televisores.
Em publicidade, o investimento da empresa vai chegar a R$ 3 milhões neste ano.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.