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Massa, terceiro ferrarista, fala pouco e não fala do futuro
DA REPORTAGEM LOCAL
No ano passado, estreando na F-1 pela Sauber, ele era dos personagens mais requisitados no paddock. Agora, a situação é outra.
Piloto de testes da Ferrari, Felipe Massa, 21, já segue a cartilha da escuderia. Apontado pela imprensa italiana como possível substituto
de Michael Schumacher ou de Rubens Barrichello no futuro, o
brasileiro foi colocado numa espécie de redoma pela equipe.
Desde que foi efetivado no posto, em fevereiro, Massa só pode
conceder entrevistas com autorização expressa do time. E, quando fala, evita fazer comentários
sobre as expectativas na Ferrari.
"Tenho que cumprir as regras
da equipe. É como em qualquer
empresa. Sou um funcionário e
preciso seguir aquilo que determinam", afirmou, ontem, em São
Paulo. "Existe muito assédio, é
claro, porque sou piloto da Ferrari, mas não posso mais sair falando e dando entrevistas como antes, na época da Sauber."
Questionado sobre as metas para os próximos anos, é evasivo.
"Se um dia eu correr pela Ferrari serei o cara mais feliz do mundo. Mas não fixei nenhuma meta.
Acho que meu futuro será determinado por aquilo que eu fizer no
presente, agora", declarou.
Nem a nova postura de Schumacher, que na Malásia admitiu
estar em dúvidas sobre o que fazer
após 2004, é capaz de mudar o
discurso do brasileiro. "Nunca
ouvi o Schumacher dizer que não
sabe o que fazer em dois anos.
Não adianta eu me iludir achando
que amanhã vou correr pela Ferrari. Isso não posso dizer."
Apesar de toda a diplomacia, a
trajetória de Massa indica que ele
está sendo criado para assumir
uma posição de destaque no time.
Seu compromisso com a equipe
foi fechado em 2001, quando ele
ainda disputava a F-3000. No ano
passado, disputou o Mundial pela
Sauber, que usa motores Ferrari.
Há dois meses, Massa vive em
Maranello, próximo à sede da escuderia. Mas está de mudança para um apartamento em Modena, oferecido pela Ferrari. Ricardo
Tedeschi, seu empresário, contesta a idéia de uma superproteção.
"Não existe nada de especial para o Felipe. Ele apenas segue as
normas da Ferrari, como qualquer outro piloto faz em sua equipe. Tudo isso só demonstra como a Ferrari é um time organizado."
"Ele está tendo uma oportunidade única, de estudar na melhor
faculdade possível na F-1. E, sendo assim, precisa seguir todas as
regras. Faz parte do jogo", disse.
A exemplo do que aconteceu na
Malásia, há duas semanas, Massa
é o piloto reserva da Ferrari no
Brasil. A partir do próximo GP,
em Imola, porém, a função deve
ficar com Luca Badoer.(FSX)
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