São Paulo, domingo, 04 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dívida ameaça tirar Brasil de corrida olímpica

DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo se pagar o que deve à Wada (Agência Mundial Antidoping) neste ano, um débito antigo pode tirar o Rio da disputa pela Olimpíada de 2012.
"Lamentamos profundamente que o Brasil não tenha quitado sua contribuição de 2002", afirmou Dick Pound.
"Vamos discutir o caso com o presidente do COI [Jacques Rogge], cujo Comitê Executivo decidiu que quem não pagar suas contribuições em dia será excluído da disputa pela Olimpíada", completa o dirigente.
O Brasil questionou o valor destinado ao país em 2002 (US$ 101.805) e não desembolsou um centavo naquele ano.
O problema é que a maioria de seus concorrentes aos Jogos-2012 -França, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Rússia, Turquia e Cuba- estão com suas contribuições em dia ou com dívidas quase insignificantes. Os EUA são a exceção.
No ano passado, uma reunião do Conselho Americano do Esporte, em Santo Domingo, do qual fazem parte os ministérios dessa área de 21 países do continente, legitimou o calote. A declaração do encontro estabelecia que os países "não pagarão a dívida de 2002".
O débito dos países com a Wada será rediscutido pelo Cade nos dias 11 e 12 de junho, quando haverá reunião na Isla Margarita (Venezuela). (ALF)


Texto Anterior: Outro lado: Pasta afirma que comitê olímpico será ressarcido
Próximo Texto: Judô: Ao menos dois olímpicos serão definidos hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.