São Paulo, terça-feira, 04 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NATAÇÃO

Mundial tem início hoje

Dono de recorde, Kaio Márcio tem 1º desafio

DA REPORTAGEM LOCAL

Kaio Márcio Almeida, 21, enfrenta, a partir de hoje, seu primeiro desafio importante desde que se tornou recordista dos 50 m borboleta. O brasileiro disputa o Mundial de piscina curta (25 m) em Xangai, na China.
O evento começa hoje a partir das 22h30, com eliminatórias de dez provas. As semifinais e finais serão realizadas às 8h de amanhã.
Dono de nove ouros na última temporada da Copa do Mundo (disputada em piscina curta), Kaio Márcio já cai na água no primeiro dia do Mundial. Ele nada o classificatório dos 100 m borboleta -Gabriel Mangabeira é o outro brasileiro que disputa a prova.
"O Mundial será uma competição muito difícil. Terei rivais fortes, como [o sul-africano] Ryk Neethling, [o alemão] Thomas Ruprath e [o sul-africano] Roland Schoeman", enumera o nadador.
Para chegar à China em boas condições, Kaio Márcio passou por um período de treinos na altitude de 2.300 m de Sierra Nevada, na Espanha. Depois, seguiu para Macau, onde fez adaptação ao fuso horário com a equipe portuguesa. De lá, viajou a Xangai, onde chegou no sábado.
"Foi tudo muito bem em Sierra Nevada e Macau. Agora é esperar a competição", afirma o atleta.
Na competição em que se tornou recordista, Kaio Márcio é dono dos dois melhores tempos da temporada 2005/06. Com 22s60, ele inscreveu seu nome na história em dezembro e se tornou o 11º brasileiro a quebrar um recorde.
Nos 100 m borboleta, o paraibano detém duas das três melhores marcas, mas é superado por Ruprath. Na prova mais longa que nadará na China -200 m borboleta-, Kaio Márcio possui apenas o quinto melhor tempo.
"Estou focado e treinando bem. O importante agora é intensificar a parte aeróbica para um bom desempenho nos 100 m e 200 m borboleta. Mas também não posso esquecer a velocidade, que é fundamental para os 50 m [borboleta]", comenta o brasileiro.
A outra aposta do país no Mundial de Xangai é Thiago Pereira, 20. Ofuscado desde que seu companheiro de delegação bateu o recorde dos 50 m borboleta, Pereira chega à China para defender o título dos 200 m medley, obtido no Mundial de Indianápolis-04.
Ele nada a eliminatória da prova na madrugada de sexta. Não enfrenta Michael Phelps, que desistiu do evento. Mas terá a companhia de Ryan Lochte (EUA), Peter Mankoc (ESL) e Ryk Neethling (AFS), entre outros.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Pan-Americano: Riocentro tem licitação de obras suspensa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.