São Paulo, quinta-feira, 04 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

América do Sul é quem bate mais rumo a 2010

Eliminatórias do continente têm mais cartões

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Contra o Brasil, no sábado, o Uruguai não terá dois de seus principais jogadores -o zagueiro Diego Lugano e o meia Cristian Rodríguez. Suspensos, ambos engrossam uma estatística que faz da América do Sul a região com menos "fair play" nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.
Em nenhuma das seis divisões continentais do qualificatório o número de cartões é tão grande como na zona sul-americana. Somando amarelos e vermelhos, são exibidos, em média, 5,06 cartões por jogo.
Nas expulsões, o futebol que tem pesos-pesados como Argentina e Brasil fica bem acima da média dos vermelhos exibidos em regiões que também possuem campeões mundiais.
Nas eliminatórias sul-americanas, um jogador é expulso, em média, a cada três confrontos. Na Europa, são necessárias, também em média, dez partidas para alguém ser colocado para fora pela arbitragem.
Nas expulsões, a América do Sul só é superada por Oceania e Concacaf, a confederação das Américas Central e do Norte.
Nos cartões amarelos, ninguém chega perto da região onde reinam argentinos e brasileiros. Em gramados sul-americanos, são 4,73 advertências desse tipo por jogo nas eliminatórias. Quem chega mais perto disso, a Concacaf, atinge 3,58.
Com tantos cartões, o Brasil e seus concorrentes ficam frequentemente desfalcados. Depois de 12 rodadas, 77 jogadores já somaram cartões suficientes para serem suspensos -o uruguaio Cristian Rodríguez vai para a sua segunda suspensão (já acumula quatro amarelos).
O atacante argentino Tevez já ficou fora de três jogos por suspensão -dois por expulsões e outro por cartões amarelos.
O time de Dunga não foge dessa realidade. Um dos prováveis titulares contra o Uruguai, o lateral-esquerdo Kléber já foi expulso uma vez nas eliminatórias, contra o Chile. Até agora, seis jogadores brasileiros já somaram pelo menos dois amarelos, o que acarretou suspensão de cada um por uma partida.
No jogo de sábado, Dunga corre inclusive o risco de perder vários atletas importantes para outro jogo muito difícil, o contra o líder Paraguai, na quarta-feira, em Recife.
Dos 23 jogadores chamados pelo treinador para os confrontos contra uruguaios e paraguaios, sete estão pendurados, e a maioria deles é titular.
Fazem parte dessa lista o lateral-direito Daniel Alves, os volantes Josué e Gilberto Silva, os meias Elano e Kaká, o goleiro Júlio César e o atacante Luis Fabiano. Quem se safar em Montevidéu, mas não em Recife, vai desfalcar o Brasil contra a Argentina, em setembro.
Na rodada deste fim de semana das eliminatórias sul-americanas para o Mundial sul-africano, além de Uruguai x Brasil, o sábado terá Argentina x Colômbia, Paraguai x Chile e Bolívia x Venezuela. No domingo, o Peru recebe o Equador.


Texto Anterior: Lesão pode tirar Maicon do jogo contra o Uruguai
Próximo Texto: Ataque do Santos tem sua melhor arrancada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.