São Paulo, sexta-feira, 04 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Massacre manchou Munique-1972

DA REPORTAGEM LOCAL

Nomeada sede da Jogos Olímpicos de 1972, Munique caprichou: em seis anos, construiu 100 km de estradas, ergueu dezenas de pontes, estações de metrô e um estádio até hoje majestoso. Mas apenas um dia, o 5 de setembro, vai fazer a Olimpíada ser sempre lembrada pela tragédia.
Munique-1972 foi marcada pela ação de oito terroristas do grupo palestino Setembro Negro, facção ligada à Organização para a Libertação da Palestina (OLP). Disfarçados de atletas, invadiram o alojamento da delegação israelense. A idéia era sequestrar esportistas israelenses e os oferecerem em uma troca com 236 compatriotas presos em Israel.
De saída, um treinador de luta greco-romana e um atleta do halterofilismo foram metralhados, por esboçarem reação. Outros nove membros da delegação israelense viraram reféns.
Depois de horas de negociação complicada, os terroristas pediram um avião para fuga. Em dois helicópteros, atletas reféns e o grupo palestino foram para um aeroporto local, onde uma operação de guerra foi armada para frustrar a ação extremista.
Tragédia. Ao notarem que seriam enganados, os terroristas abriram fogo contra a polícia. Foram 90 minutos de tiroteio.
Como ato final, um membro do Setembro Negro explodiu com uma granada o helicóptero onde estavam os atletas.
Na sangrenta contabilidade, morreram os israelenses, cinco terroristas, um atirador da polícia e o piloto do helicóptero. Os jogos tiveram continuidade, com a bandeira olímpica hasteada a meio pau. (LR)


Texto Anterior: + Esporte - Pense: SP exibe filme sobre tragédia olímpica que venceu Oscar-2000
Próximo Texto: Futebol nacional: Dia-a-dia dos clubes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.