São Paulo, domingo, 04 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concepção já era defendida por idealizador

DA REPORTAGEM LOCAL

A idéia de se reduzir o tamanho das olimpíadas é antiga. Uma competição mais enxuta era defendida, no início do século passado, pelo barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos modernos.
"Seria ruim se as despesas, muitas vezes monumentais, geradas pelas Olimpíadas recentes detivessem os pequenos países de receber os Jogos no futuro", dizia Coubertin.
""Especialmente quando verificamos que grande parte dos custos é causada pela construção de edificações permanentes, quando construções temporárias seriam suficientes."
Depois de ter voltado à evidência após as instruções de Rogge, a idéia da diminuição dos Jogos foi bem incorporada pelo COI. ""Gostaríamos de ver os Jogos Olímpicos em todos os continentes. A universalidade em termos de organização e participação são peças-chave do movimento olímpico", lembrou Giselle Davies, do COI. ""Facilitar a organização é nosso objetivo." (ALF e EO)


Texto Anterior: Olimpíadas: COI estuda pacote para conter custos e democratizar Jogos
Próximo Texto: Futebol - Rodrigo Bueno: De volta à Ásia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.