UOL


São Paulo, segunda-feira, 04 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metade inicial tem Cruzeiro no topo e amarga decadência em índices técnico e de bilheteria

1º turno termina azul, mas Brasileiro fica no vermelho

DA REPORTAGEM LOCAL

Não são só os 23 times atrás do líder Cruzeiro que terão a chance de virar o jogo no segundo turno do Brasileiro-03, programado para começar na próxima quarta.
Na sua metade final, será o próprio campeonato, cujo primeiro turno foi encerrado ontem, que terá o desafio de reverter sua decadência técnica e frear a queda de movimento nas bilheterias.
A missão dos adversários próximos do Cruzeiro parece mais simples. Depois de 23 rodadas, só 12 pontos separam o líder do Paraná, oitavo colocado.
No mesmo número de jornadas, 19 pontos separavam o primeiro colocado do oitavo na classificação no último Campeonato Italiano e 17 no Espanhol.
Já na parte técnica e na bilheteria a situação é mais complicada.
Segundo levantamento do Datafolha, o primeiro turno acabou (já contando os jogos de ontem) com média de 9.966 pagantes por partida, queda de 12% em relação ao que aconteceu apenas na primeira fase do Campeonato Brasileiro do ano passado (contando o mata-mata, o tombo é ainda maior -23%).
O Datafolha também atesta a queda no nível técnico. Dos dez principais fundamentos, nove apresentam agora números piores do que os registrados em 2002.
O Brasileiro-03 é mais violento, tem mais passes errados, menos finalizações e pior pontaria.
A consequência maior disso acontece na queda no número de gols. No ano passado, a competição teve média de 3,02 gols por confronto, contra 2,90 de agora.
Na jornada derradeira do primeiro turno, a maioria das equipes na parte de cima da classificação tropeçou e colaborou para o returno começar com os times mais emparelhados.
Sábado, o Cruzeiro garantiu o título simbólico de "campeão do inverno", mas perdeu a chance de abrir cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado, ao empatar com o Fluminense.
Também anteontem, Santos e São Paulo, segundo e terceiro, respectivamente, perderam e desperdiçaram a chance de se aproximarem do Cruzeiro.
Ontem, novos tropeços do pelotão da frente -o Coritiba só empatou em casa com o Fortaleza, enquanto o Criciúma também só conseguiu um ponto contra o Bahia. O Corinthians, outro que empatou (com o Paraná), ficou estacionado no nono lugar.



Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Competição já vê recordes mais próximos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.