São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLIMPÍADA

Membro do COI ofereceu votos a Londres-2012

DA REPORTAGEM LOCAL

Membros do COI prometeram 54 dos 63 votos necessários para que a candidatura de Londres a sede dos Jogos-2012 seja aceita.
A denúncia vai ao ar hoje na Inglaterra, no programa "Panorama", da BBC. Repórteres da rede de TV se passaram por empresários interessados em apoiar a candidatura londrina e conseguiram a ajuda do presidente do Comitê Olímpico Búlgaro, Ivan Slavkov, que prometeu conseguir os votos.
Além dele, Muttaleb Ahmad, diretor-geral do Conselho Olímpico da Ásia, também está no programa. "Temos que ser extremamente cuidadosos com o novo código de ética", diz o kuaitiano.
Após o escândalo de suborno para a escolha de Salt Lake City, o Comitê Olímpico Internacional criou uma comissão de ética e proibiu que seus 124 membros recebam presentes de cidades.
De acordo com o programa, chamado "Comprando os Jogos", cada voto seria vendido por 200 mil, além dos gastos com viagens.
Slavkov se defendeu das acusações dizendo que não imaginava estar envolvido em uma armação e que sua intenção era desmascarar os "verdadeiros corruptos".
Na semana passada, o COI anunciou que havia pedido à sua comissão de ética que investigasse o caso. Além de Londres, concorrem também Madri, Paris, Nova York e Moscou. O Rio foi eliminado ainda durante a primeira fase.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Tênis: Em Cincinnati, Guga comemora por ter que enfrentar rival forte
Próximo Texto: A rodada: Figueirense defende tabu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.