São Paulo, quinta-feira, 04 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Empresa da Globo se associa a companhia que organiza Londres

2016
Parceria habilita Geo a realizar abertura no Rio


RODRIGO RÖTZSCH
DO RIO

A Geo Eventos, empresa criada pela Globo para produzir grandes cerimônias, anunciou ontem que se associou à companhia americana responsável pela produção das celebrações dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
A parceria habilita a Geo a organizar as cerimônias da Olimpíada do Rio-2016, já que o Comitê Organizador dos Jogos colocou como pré-requisito para a escolha da empresa a experiência prévia em outros Jogos Olímpicos.
Além de Londres-2012, a empresa americana FiveCurrents já realizou cerimônias nas Olimpíadas de Inverno de Salt Lake City, em 2002, e Vancouver, em 2010.
A empresa também já possui experiência de eventos no Brasil: foi a responsável pelas cerimônias dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e do Reveillón-2010, além da apresentação da candidatura do Rio para cidade-sede da Olimpíada, em 2009.
Essa experiência prévia credencia a empresa, agora parceira da Geo, como favorita a ser escolhida pela Rio-2016, que organiza os Jogos.
A associação da Geo Eventos com a FiveCurrents foi anunciada poucos dias antes do término do prazo para a inscrição das empresas interessadas em organizar as cerimônias da Olimpíada -no próximo dia 15.
A Geo foi formada no ano passado em uma sociedade entre a Globo (60%) e o grupo gaúcho RBS (40%).
Além de organizar eventos esportivos, a empresa também promove feiras de negócio, produz peças de teatro e até gere alguns camarotes de estádios de futebol.
Com a parceria com a companhia americana, a Geo fecha o cerco em torno dos dois grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil nos próximos anos.
A empresa foi escolhida pelo Comitê Organizador da Copa-14 para realizar o sorteio das eliminatórias, que ocorreu no último sábado na Marina da Glória, no Rio.
A escolha é um forte indicativo de que a Geo também será selecionada para organizar outras cerimônias.
No caso do sorteio das eliminatórias, a empresa recebeu um polêmico patrocínio de R$ 30 milhões do governo estadual e da Prefeitura do Rio -o acordo para sediar a Copa previa que os gastos deveriam ser arcados pelo Comitê Organizador Local.
A empresa também foi indicada pela Fifa às cidades-sedes para promover as chamadas Fan Fests, concentrações de torcedores fora dos estádios para acompanhar a Copa e assistir a shows.
No anúncio da parceria, a Geo e a FiveCurrents deixam claro que seus principais alvos são as competições esportivas que acontecerão no país nos próximos anos.
"A sociedade entre as duas empresas ocorre em um momento histórico, quando o Rio de Janeiro, o Brasil e a América do Sul recebem a Copa do Mundo e, pela primeira vez, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, em 2016", afirma o comunicado sobre o empreendimento.


Texto Anterior: Mundial sub-20: Brasil enfrenta o Panamá pela liderança do grupo
Próximo Texto: Rainha do bicos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.