São Paulo, sábado, 04 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Formador, Santos põe em campo dez "forasteiros"

Dos 11 titulares que enfrentam hoje o Atlético-PR, só Domingos veio da base

Para Márcio Fernandes, que antes de comandar a equipe principal dirigiu o time de juniores, momento é de usar atletas mais experientes

RICARDO VIEL
ENVIADO ESPECIAL A SANTOS

Tradicional revelador de talentos e dirigido por um técnico que começou nas categorias de base, o Santos que enfrenta o Atlético-PR, às 18h20, na Vila, terá em campo muito pouco dessa marca. Dos 11 jogadores que Márcio Fernandes colocará em campo apenas o zagueiro Domingos foi gestado no clube.
Desde 2002, quando o Santos apostou em garotos das categorias de base (Robinho, Diego, Elano são alguns deles) e foi campeão do Brasileiro, a diretoria tem investido pesado nessa fórmula (ver box ao lado).
Mas, diferentemente de outros anos, o clube tem utilizado pouco suas crias no Nacional-08. E não por falta de opções. Do elenco atual, 14 atletas são oriundos das equipes inferiores, mas só Domingos é titular.
O técnico Márcio Fernandes considera que o momento do clube -que esteve durante mais da metade do torneio na zona da degola- exige jogadores com mais experiência. Além disso, entende que conseguiu dar uma "cara" ao time e não é o momento de mudar.
"Não que esses jogadores [revelados no clube] estejam fora. Eles têm acompanhado a gente, ficado no banco. São jogadores que a gente sempre espera mais", disse treinador, que está no clube desde 2001.
Quando assumiu a equipe principal, há nove rodadas, Fernandes deu oportunidades aos "pratas da casa".
No primeiro jogo após a saída de Cuca, ainda como interino, Fernandes colocou em campo sete jogadores da base.
A derrota para o Náutico (1 a 0), no Recife, parece ter feito o treinador repensar a opção.
Desde então, jogadores recém-chegados ganharam espaço. Dos titulares, mais da metade está no Santos há menos de quatro meses. É o caso de Bida, Roberto Brum, Fabiano Eller, Wendel, Cuevas e Michael.
Domingos, 22, que completa hoje 150 partidas pelo Santos, diz que foi com muito trabalho que conseguiu a vaga de titular.
"Desde que cheguei, eu sabia que ia ser difícil. Sempre procurei meu espaço, independente de ser o quinto zagueiro", afirmou Domingos.
Na 14ª colocação com 30 pontos, o Santos vê o jogo de hoje como de alto risco. Com 28 pontos, o Atlético-PR é o primeiro time fora da degola.
Rodrigo Souto e Michael, com dores, são dúvida no time da Vila. Netinho, suspenso, não joga pelo time de Curitiba. Rafael Moura, Alberto, Fernando e Júlio César, machucados, também estão fora.


NA TV - Santos x Atlético-PR
Sportv (para PE e PR), às 18h20h




Texto Anterior: Grêmio tem problemas para enfrentar Botafogo em casa
Próximo Texto: Salário de meninos é de profissional
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.