UOL


São Paulo, terça-feira, 04 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro melhora sua posição na Corrida dos Campeões em relação a 2002 mas não atinge meta de ficar entre os dez

Sprint final faz Guga fechar ano em 15º

DA REPORTAGEM LOCAL

O título no Torneio de São Petersburgo, obtido há pouco mais de uma semana, permitiu que Gustavo Kuerten terminasse a temporada na 15ª posição na Corrida dos Campeões da ATP. O brasileiro acumula 294 pontos.
Apesar de ter amargado uma longa série de maus resultados em 2003, Kuerten melhorou sua posição em relação à temporada passada, quando terminou em 36º.
O objetivo inicial de Guga para este ano, entretanto, não foi alcançado: retornar ao grupo dos dez melhores tenistas do mundo.
No ranking de entradas, Guga aparece em 16º, com 1.470 pontos -ele ganhou uma posição em relação à lista da última semana.
Os dois títulos conquistados por Guga na temporada, nos torneios de Auckland, em janeiro, e São Petesburgo, seu principal título desde que foi submetido à cirurgia no quadril no ano passado, o ajudaram a se manter entre os 15 melhores tenistas do mundo.
Foi em São Petersburgo, que conta com superfície de carpete, que Guga venceu as cinco partidas que disputou sem ter perdido nenhum dos sets disputados.
Na sequência, foi vitorioso em dois outros jogos no Masters Series de Paris, registrando a maior série de vitórias na temporada.
Também contaram a seu favor ter sido finalista em no Masters Series de Indian Wells, em março, e semifinalista nos torneios da Costa do Sauípe, de Acapulco e de Buenos Aires. Além disso, disputou as quartas-de-final em Long Island, Barcelona e Los Angeles.

Mau momento
Desde março, porém, Guga não passava das quartas-de-final no saibro. Também registrou na temporada sua pior campanha nas quadras rápidas na América do Norte. E, com o time brasileiro, foi rebaixado na Copa Davis.
O último compromisso de Kuerten neste ano, mas que não conta pontos, será a disputa de um torneio de exibição, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
A competição, que começa amanhã e que anteriormente consistia em um desafio entre brasileiros e argentinos, contará com novo formato. Ela reunirá seis tenistas, divididos em dois grupos. A final será na noite de sábado.
Completam o grupo de Guga, que desembarca em São Paulo amanhã, o equatoriano Nicolas Lapentti e Mariano Zabaleta.
O catarinense estréia quinta, às 20h, contra o argentino Zabaleta. Na sexta, também às 20h, Kuerten pega Lapentti. Os vencedores de cada grupo disputam a final.
O outro grupo do torneio é integrado pelo brasileiro Flávio Saretta, o argentino Gastón Gaudio e o chileno Fernando Gonzalez.


Texto Anterior: Vampeta volta ao Corinthians contra Coritiba
Próximo Texto: Atitude separa Roddick, 1º, de seus adversários
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.