São Paulo, quarta-feira, 04 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fluminense quer manter tabu contra o rival

SÉRGIO RANGEL
EM SÃO PAULO

Com Romário em campo, o Fluminense vai tentar manter a invencibilidade de sete jogos sem perder diante do Corinthians, hoje, no Morumbi, para chegar à final do Campeonato Brasileiro.
A última derrota do time carioca para o Corinthians foi em fevereiro de 2000, quando os paulistas venceram por 1 a 0, pelo Rio-Paulo. Só neste ano, o Fluminense já bateu os corintianos três vezes.
Depois da vitória no Maracanã, domingo, o time carioca pode até empatar nesta noite para chegar pela segunda vez à decisão da principal competição do país. A primeira foi em 1984, quando conquistou o seu único título.
"É sempre bom entrar em campo com um retrospecto a seu favor. Isso ajuda, mas não é tudo. Vamos ter que correr muito em campo para manter esse tabu", disse o técnico Renato Gaúcho.
Para ajudar a manter a invencibilidade do Fluminense, o treinador vai contar com o atacante Romário, um dos maiores "carrascos" do Corinthians. Ele já marcou 16 gols nos 15 jogos contra os paulistas na sua carreira.
Mesmo sem treinar com os companheiros nos últimos dois dias, Romário, de 36 anos, está garantido na equipe. Ele viajou ontem à noite para São Paulo.
"O Romário está bem. Para mim, o Romário tem apenas que participar dos jogos. Com certeza, o calor do último jogo não o desgastou. Ele teve até fôlego para dar aquela dançadinha no Maracanã já no final da partida", declarou Renato Gaúcho, referindo-se à celebração do atleta após marcar o único gol do jogo de domingo.
Contratado para conquistar o Brasileiro no ano do centenário do clube, Romário tem uma série de regalias nas Laranjeiras.
"Ele está se mostrando muito bem dentro do campo. Muitos dizem que ele gosta de boate. Se ele faz isso, a boate faz bem a ele", afirmou o presidente do Fluminense, David Fischel, que está tentando mantê-lo no clube para a próxima temporada. O contrato de Romário termina neste mês.
O meia Beto também tem um retrospecto favorável contra o Corinthians. Ele nunca perdeu para o time do Parque São Jorge.
"Adoro jogar contra eles. Sempre fui corintiano. Quando vejo aquela torcida, corro ainda mais. Um dia, ainda jogarei lá. Desta vez, espero fazer valer o tabu", disse o meia, que foi contratado por recomendação de Romário no início do segundo semestre. Beto jogou sete partidas na sua carreira contra o Corinthians.
Apesar de se dizer confiante na classificação para a final, o Renato Gaúcho decidiu fazer mistério sobre a escalação do time. Ele disse que poderá escalar a equipe com três esquemas táticos diferentes -3-5-2, 4-3-3 ou 3-4-3.
"Gosto de variar sempre. Isso é importante para surpreender sempre o adversário. Com um único esquema, o time fica muito previsível", afirmou Renato.
Além de se classificar para a final do Brasileiro, o Fluminense pode se garantir na Libertadores.


Texto Anterior: Perfil: Guilherme está seguro, mas pode deixar a equipe
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.