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estatística
Torcida foi só a 7ª maior e não fez "diferença"
DA REPORTAGEM LOCAL
Jogadores e cartolas corintianos exaltaram o comportamento da torcida do clube
na frustrada tentativa de escapar do rebaixamento.
Mas a Fiel esteve longe de
fazer a diferença para o time
dentro de campo. E nem foi
uma campeã de bilheteria do
Campeonato Brasileiro.
Segundo dados oficiais da
CBF, o Corinthians terminou o Brasileiro com apenas
a sétima maior média caseira
da competição (a pior colocação do clube nesse ranking
desde 2004), com 20 mil pagantes por partida.
Isso representa um crescimento de 27% em relação à
média do clube no ano passado, mas ficou abaixo do incremento de público do torneio como um todo (39%).
Outros clubes rebaixados
na era dos pontos corridos
receberam um apoio mais
forte de seus seguidores. Em
2003, por exemplo, o Fortaleza caiu com a segunda melhor bilheteria da competição, levando quase 25 mil fãs
por jogo que mandou. Dois
anos depois, foi a vez de o
Atlético-MG ser rebaixado,
mas com sua torcida com a
terceira maior média do torneio (quase 22 mil pagantes).
O clube do Parque São Jorge ainda teve a ajuda da promoção que trocava produtos
alimentícios por ingressos,
como na derrota para o Vasco na semana passada, quando lotou o estádio do Pacaembu com mais de 30 mil
torcedores dessa forma.
E o corintiano que foi ao
estádio não foi capaz de
transformar o limitado elenco de seu clube. O time encerrou sua participação com
o segundo pior desempenho
como mandante, superando
apenas o América-RN.
O Corinthians conquistou
só 44% dos pontos que disputou em casa. Se tivesse obtido o mesmo desempenho
caseiro do Paraná, outro rebaixado, seguiria na primeira
divisão -a equipe sulista ganhou 49% dos pontos disputados em Curitiba.0
(PC)
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