São Paulo, #!L#Sábado, 05 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Carapicuíba e Santo André duelam em jogo final da competição feminina
Paulista acaba hoje e faz história

LUÍS CURRO
da Reportagem Local

Com as duas equipes finalistas tendo a chance de fazer história, termina hoje à tarde, em Carapicuíba (Grande São Paulo), o Paulista feminino de basquete.
Paraná/Carapicuíba e Arcor/ Santo André, empatados em 2 a 2 no mata-mata decisivo, começam o jogo derradeiro às 18h, no ginásio Ayrton Senna, com entrada gratuita para os torcedores.
O time de Carapicuíba, que conta com jogadoras "importadas" de São José dos Pinhais (PR), sede do Paraná Clube, pode dar o primeiro título à cidade logo no primeiro Paulista de que participa.
A equipe só se inscreveu no Paulista após muito insistir à Federação Paulista de Basquete e obter o aval dos outros times.
Por sua vez, o time andreense, que foi campeão estadual pela última vez em 1995, tem a oportunidade de ser o único a, em uma série feminina decisiva em cinco jogos, fazer 3 a 2 depois de estar com perdendo de 2 a 0.
Anteontem à noite, em Santo André, a equipe da casa empatou em 2 a 2 com uma vitória fácil (84 a 70). A ala Janeth, com 31 pontos, foi de novo o destaque da Arcor.
Na segunda-feira passada, com 40 pontos, ela já havia sido a principal responsável por impedir que o Paraná fechasse a série em 3 a 0 e se tornasse o primeiro campeão paulista invicto da história.
Nos quatro jogos do mata-mata final, Janeth obteve média de 28,2 pontos por jogo. Sua média geral na competição é de 25,6 pontos por partida -só perde para a pivô Karina, da eliminada Knorr/ Campinas (29,4 pontos por jogo).
"Ainda estou vivendo 1999. Este é o título que falta para terminar bem o ano", afirmou Janeth.
No ano passado, ela ajudou a seleção brasileira a se classificar para a Olimpíada de Sydney, ganhou com o Houston Comets o tricampeonato na WNBA, e, por Santo André, foi campeã do Nacional, dos Jogos Abertos e do Sul-Americano de clubes -esses três últimos títulos foram ganhos contra o time do Paraná.
A armadora Helen Luz, do Paraná, em uma frase sintetizou o quanto Janeth é prejudicial às pretensões de sua equipe: "Tem que tirar um braço dela".
Depois da partida de quinta, o Paraná soma 23 vitórias e 2 derrotas no campeonato. A Arcor venceu 21 vezes e perdeu 6.
Para o jogo de hoje, a ex-jogadora Hortência, dirigente do Paraná, diz que haverá reforço policial no ginásio Ayrton Senna. Na segunda passada, um portão foi derrubado, e houve superlotação.
NA TV - ESPN Brasil, ao vivo, às 18h


Texto Anterior: CBV esconde composição do tribunal
Próximo Texto: Paraná treina na véspera, e Santo André lancha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.