São Paulo, domingo, 05 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPA 2006

Para evitar assédio e incrementar seu fôlego, atleta joga futevôlei e corre de madrugada em praia da Espanha

Treino noturno vira aposta de Ronaldinho

DO ENVIADO A BARCELONA

Para sair da Alemanha com o prêmio de melhor jogador da Copa, um dos poucos que faltam em sua estante, Ronaldinho aposta em uma preparação exótica.
O programa elaborado por seu personal trainer inclui corridas e exercícios na praia em altas horas da noite ou ao amanhecer, além de animadas partidas de futevôlei.
Aproveitar as dificuldades impostas pela areia para forçar a musculatura é um dos exercícios preferidos de Joaquim Valdimar Gonçalves Garcia. O problema de Quim, apelido do preparador pessoal e primo de Ronaldinho, é levar o astro para a praia sem sofrer com o assédio dos fãs.
"Sair de casa sem ser notado é impossível para o Ronaldinho, por isso optamos por horários em que a praia está vazia", diz ele, sem dar detalhes sobre a rotina desses trabalhos, talvez com medo de que as revelações acabem com os treinos secretos.
O meia-atacante do Barcelona e seu primo improvisam um CT numa praia de Castell Defels, a pequena cidade em que vivem, a cerca de 25 km de Barcelona.
Quim também chama amigos do meia-atacante para jogar futevôlei. "Não se trata de descontração, é exercício mesmo. O futevôlei impõe algumas dificuldades e combina trabalho físico e bola."
O esporte que se tornou célebre com Romário também ajuda Ronaldinho a ganhar força e velocidade, segundo seu personal trainer. "Às vezes ele joga umas três horas", declarou o preparador.
Moracy Sant'Anna, que cuida do físico dos atletas da seleção, também crê na eficácia no futevôlei. Mas, para alguns médicos, o esporte pode provocar contusões.
Se dependesse de sua vontade, Ronaldinho gastaria menos tempo praticando o esporte. "Os exercícios na areia ajudam a aumentar a explosão, mas o atleta não pode extrapolar, ficar duas horas jogando futevôlei", condena o escudeiro de Parreira.
Apesar de ter opinião diferente da do preparador da seleção em relação à duração dos jogos de futevôlei, Quim também se preocupa em evitar o desgaste, principalmente em ano de Copa. "No meio do ano passado, tive uma conversa com a comissão técnica do Barcelona. Eles estipularam que, para um jogador chegar bem ao Mundial, não pode fazer mais de 45 jogos na temporada 2005/2006", disse o preparador físico.
Ronaldinho, que não enfrenta hoje o Atlético de Madri, pelo Espanhol, por estar suspenso, já acumula 27 apresentações por seu clube desde o início do segundo semestre do ano passado.
Só na Liga Espanhola ele pode fazer mais 16 jogos. Se participar de todos, apenas aí, sem contar as outras competições, ele chegaria a 43 partidas antes do Mundial.
"Temos tudo programado para ele não se desgastar demais. Em ano de Copa do Mundo, evitar o desgaste físico é ainda mais importante", disse Quim.
Ele mesmo faz massagem no primo para relaxar o jogador. Além disso, comanda sessões de hidroginástica numa das piscinas da mansão onde vivem.
"Não sei como o Ronaldinho vai chegar à Copa, mas ele tem um dos melhores preparos físicos da seleção. O Adriano é mais forte, mas o Ronaldinho tem mais explosão", explica Sant'Anna.
Quim diz que precisou fazer um trabalho complementar ao do Paris Saint-Germain e ao do Barcelona para aumentar os músculos de Ronaldinho, que acrescentou dez quilos ao seu peso em seis anos. "O trabalho na Europa às vezes não atende às necessidades específicas de cada atleta, às diferenças físicas, às exigências do atleta para se adaptar ao futebol europeu. Ele deixa lacunas."
O primo de Ronaldinho vê uma carência de treinos físicos no clube espanhol, que diz compensar nas sessões individuais.
Em sua agenda até o Mundial não há nenhum encontro marcado com a comissão técnica da seleção para passar as informações. Sant'Anna receberá Ronaldinho e os demais jogadores no escuro. "Só vou poder fazer testes e exames quando começarmos a nossa fase de preparação", afirmou. (RICARDO PERRONE)

O jornalista Ricardo Perrone viajou a convite da Honda


Texto Anterior: Às escuras, Ronaldinho lapida corpo para Mundial
Próximo Texto: Saiba mais: "Paternidade" de músculos vira alvo de polêmica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.