São Paulo, domingo, 05 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPA 2006

Às escuras, Ronaldinho lapida corpo para Mundial

Melhor jogador do mundo cumpre, desde o ano passado, treinamento com preparador físico desconhecido pela seleção brasileira em busca de fôlego para brilhar na Alemanha

RICARDO PERRONE
ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA

Os segredos da preparação do melhor jogador do mundo para a Copa da Alemanha estão no laptop de um personal trainer desconhecido da comissão técnica da seleção brasileira. Joaquim Valdimar Gonçalves Garcia, 39, o Quim, começou a traçar os planos de Ronaldinho para o Mundial em junho do ano passado.
Primo do craque do Barcelona, ele preparou um programa de treinamento visando o principal torneio de futebol do planeta após uma conversa com a comissão técnica do clube espanhol.
Porém quem vai cuidar de Ronaldinho, 25, nos campos alemães nunca ouviu falar de Quim.
"Não o conheço. Também não sabia que o Ronaldinho tinha um personal trainer. Esse tipo de coisa a gente só sabe se o jogador nos contar. E ele nunca nos falou nada", afirmou Moracy Sant'Anna, preparador físico da seleção.
Sant'Anna não faz críticas à opção do jogador por ter um preparador individual. "Mas não sei de nenhum outro jogador da seleção que tenha um personal", disse.
Ele afirmou ainda que não tem contato com a comissão técnica do Barcelona. "Cheguei a pedir alguns exames, mas não veio nada", lembrou o funcionário da CBF.
Sua situação é bem diferente da do primo do jogador. Quim leva a vantagem de viver na Espanha e estar sempre grudado em Ronaldinho. Mora com o meia-atacante e segue todos os seus passos.
"É bom porque dá para saber tudo o que está acontecendo, mas ele não dá trabalho", declarou.
O personal trainer não usa a estrutura do Barcelona para lapidar o físico de Ronaldinho. Mas não tem do que se queixar. Na casa onde ambos moram, há uma piscina coberta e aquecida, outra ao ar livre e uma sala de musculação, que ele não deixa ser fotografada. "O homem não gosta", explica-se, referindo-se a Ronaldinho.
Ambos trabalham juntos desde 2001. "Assim que o Ronaldinho definiu que deixaria o Grêmio, começamos a trabalhar. Também segui para a França quando ele foi jogar no Paris Saint-Germain."
Além de cuidar do primo famoso, Quim faz mestrado em educação física e doutorado em fisiologia, ambos os cursos na Universidade de Barcelona.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Copa 2006: Treino noturno vira aposta de Ronaldinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.