São Paulo, domingo, 05 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Croatas apagam amistosos sob ocupação nazista

DA REPORTAGEM LOCAL

Em seu site, a Federação Croata de Futebol ignora as primeiras partidas de sua seleção como país independente, que foram realizadas sob ocupação nazista. Nos anos 40, o time realizou uma excursão em jogos contra times nacionais dominados pelos alemães.
Foi em 1941 que a Federação Croata conseguiu, pela primeira vez, se filiar à Fifa. Estava sob o poder do regime de Hitler, que a separou de outros países que compunham a Iugoslávia.
Entre 1940 e 1944, a Croácia realizou 18 amistosos com outras seleções sob o domínio nazista. Foram sete vitórias, quatro empates e sete derrotas.
Como acontecia com a maioria dos países na época, perdeu as duas partidas para a Alemanha. Levou uma goleada por 5 a 1 em 1941, em Berlim. E perdeu de 2 a 0 em Zagreb.
Ao relacionar os jogos do time nacional, em seu site, a Federação Croata não menciona essa excursão, embora diga que foi filiada à Fifa em 1941. Na página na internet, só os 107 jogos a partir de 1990 são relatados.
Alguns livros de história dizem que parte do Exército croata lutou pelo fascismo na Segunda Guerra Mundial, contra os comunistas. E foi derrotado. Mas outros historiadores tentam separar a imagem do país desse movimento.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Na Alemanha, time se vê em casa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.