São Paulo, domingo, 05 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMENTÁRIO

Só há um código de bom-tom para juiz: não roubarás

XICO SÁ
COLUNISTA DA FOLHA

O verdadeiro e único código de bom-tom dos árbitros brasileiros foi escrito há séculos e se resume ao 7º mandamento da chamada lei de Deus: não roubarás.
O resto é tira-teima de TV e bafafá de boteco.
Prefiro um juiz que cuspa no chão e rasgue bisteca no pé-sujo, como Obelix rasgava um javali, a um juiz limpinho, asséptico, almofadinha, que no domingo rouba descaradamente o meu time.
Juiz que entende de vinho, saca de talheres, e não usa palitos nos caninos, assim meio "cafa" da távola redonda, não merece respeito. Juiz que sente o bouquet de um cabernet é, para dizer o mínimo, um suspeito.
Juiz que cumpre manual de etiqueta é desajustado na certa. Juiz que faz tudo certinho em casa... é a Geni dos estádios. Pedras e radinhos de pilha nela! Toda Geni vale uma chinelada, vale, na boa, a perda de mando de campo.
O código dos árbitros paulistas, além de esquecer do 7º mandamento, pecou por omissão em outro capítulo. Num de seus itens mais antifreudianos, recomenda que os juízes não narrem seus sonhos e assaltos, digo, assaltos à mão armada de que foram vítimas. Esqueceram o básico na moral dos álibis de todos os alibabás: ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.
Aos escribas do tal código recomendo duas passagens bíblicas: "Não roubarás" (Dt 5,19). "Nem os ladrões, nem os avarentos... nem os injuriosos herdarão o Reino de Deus" (1Cor 6,10). Cor. de Corinthos não de Corinthians, não confundam, senhores juízes, o livro bíblico com o time a ser favorecido.
Que matem, que cobicem mulheres alheias, que não amem o presidente da FPF acima de todos, que não guardem os domingos e dias de jogos, que não honrem pais e mães (logo elas!), que pequem contra a castidade, que levantem falso testemunho, que errem a torto e a direito... Mas que respeitem o sagrado e 7º mandamento. Que errem e façam feio na combinação da carne e do vinho, mas que não roubem o meu time no domingo.


Texto Anterior: Futebol: Após escândalo, árbitros aprendem boas maneiras
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Sem Ronaldo, Real Madrid faz 2 a 1
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.