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AUTOMOBILISMO
Levantamento dos testes do inverno europeu indica relação de forças no Mundial que começa em 5 dias
Alonso e Button fecham pré-F-1 na 1ª fila
FÁBIO SEIXAS
DA REPORTAGEM LOCAL
Fernando Alonso, da Renault,
na pole position, com uma boa
vantagem para Jenson Button, da
Honda. Na segunda fila, próximos um do outro, Juan Pablo
Montoya, da McLaren, e Giancarlo Fisichella, companheiro do
campeão do mundo. Entre os brasileiros, Rubens Barrichello foi o
sétimo, e Felipe Massa, o 15º.
Seria esse o grid de largada resultante do mais extenso treino de
F-1 de que se tem notícia: os
170.981 quilômetros da pré-temporada para o Mundial que começa na próxima sexta, no Bahrein.
A quilometragem acumulada
pelas 11 escuderias equivale a 4,2
voltas ao redor da Terra e é 59%
maior do que a registrada nos ensaios para o último campeonato.
Para desenhar o grid da pré-temporada e, assim, fazer um balanço do que foram os últimos
meses da categoria, a Folha computou o melhor tempo de cada piloto titular, com carros novos, nos
circuitos que receberam treinos.
Como forma de reduzir distorções, foram consideradas só as
sessões em que houve algum grau
de competição, com mais de dois
times testando simultaneamente.
As colocações foram definidas
aplicando-se a média ponderada.
Afinal, o quinto lugar de um piloto em Barcelona, onde estiveram
19 titulares, vale proporcionalmente mais do que um quinto no
Bahrein, onde só seis testaram.
O grid foi montado com base
nas posições médias dos pilotos e
reflete o equilíbrio dos últimos
meses. Assim, o piloto de menor
média conquistou a "pole": Alonso, com 2,4 (fez o terceiro melhor
tempo em Barcelona e Valência,
foi o mais rápido em Jerez de la
Frontera e não foi ao Bahrein).
Button está 1,1 posição atrás do
espanhol. E à frente de Montoya
por um apertado 0,7. O quadro
abaixo mostra, proporcionalmente, a relação de forças entre os
22 pilotos antes do campeonato.
A primeira conclusão corrobora o otimismo de Barrichello nos
últimos dias. "Estamos no páreo
com a Renault", disse o brasileiro,
parceiro de Button na Honda.
Na pré-temporada, seu melhor
desempenho foi em Barcelona:
marcou o quarto tempo entre os
19 titulares da pré-temporada,
1min14s265, no dia 23 de fevereiro. Foi quinto em Jerez, terceiro
no Bahrein e 17º em Valência.
A McLaren, porém, deve se intrometer na briga. Além de Montoya, terceiro, o time inglês cravou Kimi Raikkonen em quinto.
Quinta colocada no último
Mundial de Construtores, a Wil-liams surge agora como quarta
força: pôs Mark Webber em quinto e o estreante Nico Rosberg em
oitavo, colado em Barrichello.
Mas há outras conclusões da
pré-temporada que podem dar
pistas do que será o campeonato.
A Toyota, por exemplo, é a
grande candidata a decepção do
ano. Quarto colocado em 2005, o
time só conseguiu classificar Ralf
Schumacher em 11º e Jarno Trulli
em 13º. A razão para a queda de
rendimento visível no dia-a-dia
de treinos: a mudança dos pneus
Michelin para os Bridgestone,
mais lentos e menos duráveis.
Prova dos problemas que vem
enfrentando com os compostos, a
Bridgestone colocou apenas três
pilotos na primeira metade do
grid -Webber, Rosberg e Ralf.
Mais: a Red Bull pode eventualmente surpreender, Vitantonio
Liuzzi deve dar um banho em
Scott Speed dentro da Toro Rosso, e a novata Super Aguri será, fácil, fácil, a nova lanterna do grid.
Os erros e os acertos do exercício? Confira no próximo sábado,
às 8h (de Brasília). Será o primeiro
treino oficial (real) da temporada.
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