São Paulo, domingo, 05 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIA abre dúvida em treino oficial

DA REPORTAGEM LOCAL

A seis dias do treino que vai definir o grid de largada do primeiro GP do ano, a FIA ainda não esclareceu um ponto polêmico do novo regulamento de treino oficial.
A regra obriga os dez primeiros do grid a reabastecerem seus carros com a gasolina queimada nos 20 minutos decisivos da sessão.
A entidade só não informa como pretende fazer essa aferição.
A tese mais aceita é que cobrará o consumo médio por volta. Assim, se um carro gasta 5 litros por volta e completa dez voltas, teria que repor 50 litros. O problema é que isso abriria brecha para uma trapaça: após cravar um tempo satisfatório, o piloto poderia ficar dando voltas lentas, que consomem menos. Assim, largaria com mais gasolina do que o merecido.
Para impedir o golpe, a FIA pode decretar um limite: voltas 10% mais lentas que a da pole seriam desconsideradas do cálculo do consumo. Por enquanto, porém, nenhuma decisão foi divulgada.
É a sexta regra diferente de treino oficial em cinco anos. (FSX)


Texto Anterior: Isolada, Ferrari ilude ranking
Próximo Texto: Futebol - Tostão: Só os gênios são originais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.