São Paulo, sexta-feira, 05 de maio de 2006

Texto Anterior | Índice

ADMINISTRAÇÃO

Governo gasta menos com esporte e lazer

DA SUCURSAL DO RIO

Não bastasse já ser baixo, o investimento dos governos estaduais em esporte caiu de 2002 para 2003. A conclusão é da Pesquisa de Esporte 2003, divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Rio. Os governos estaduais gastavam 0,13% de suas despesas em esporte e lazer em 2002. Em 2003, esse percentual caiu para 0,09%.
Para Eduardo Mendonça, da Diretoria de Pesquisa do IBGE, o esporte não recebe a prioridade que é dada em discursos. "O discurso comum é que é preciso tirar a criança da rua, que é preciso usar o esporte para formar o cidadão. Mas o esporte fica na rabeira na distribuição de recursos."
Para ele, porém, o fato de só haver dois anos de comparação dificulta análise mais profunda. "Fica difícil dizer se esse percentual é, historicamente, alto ou baixo em comparação com outros anos."
A Pesquisa de Esporte 2003 é continuação de outra divulgada neste ano pelo IBGE, só que levando em conta só os municípios. A comparação de escolas municipais com estaduais mostra que as do Estado estão mais bem equipadas de equipamentos. Entre as estaduais, 58,1% têm instalação esportiva -nas municipais, 12%.
O Estado de São Paulo aparece como um dos maiores em relação à proporção de escolas que possuem equipamentos esportivos: 82,8% do total, percentual inferior apenas ao encontrado em Mato Grosso do Sul (83,2%).


Texto Anterior: Futebol: Inglaterra escolhe "nativo" para pós-Copa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.