São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

A Euro, de ônibus e com camisa

Uma análise das 16 seleções que jogarão o torneio com base nas mensagens em seus veículos e em suas estrelas

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

VAMOS aos dizeres. E camisas.
"Alemanha, um time, um objetivo." (mais objetiva não dá. O fato de ser falso país-sede ajuda a sair da fila de 12 anos. Camisa 13: Ballack, meio craque e meio loser.)
"Só juntos poderemos vencer!" (Áustria, que nem com o país todo junto poderá vencer. É o pior time da disputa, para a Fifa ao menos. Camisa? Bom, há um ""10": Ivanschitz.)
"Com os torcedores até o topo da Europa." (Croácia, que lutará pelo topo, sim, do Grupo da Áustria. Uma camisa social, só na TV, deve prejudicar o time: a de Eduardo da Silva.)
"Aconteça o que acontecer, ESPANHA SEMPRE." (não é de hoje que qualquer coisa, em geral ruim, pode acontecer com a Espanha. O bom ataque já quase todo se lesionou. Fábregas é 10 na camisa e na nota.)
"Vivemos juntos, vibramos juntos." (França, com mensagem tipo mosqueteira no pós-Zidane. De fato será vibrante mais um duelo com a Itália. Ainda gosto do 12, do Henry.)
"Uma equipe, um sonho!" (Grécia, que já sonhou em 2004 e que não soltará outro raio no mesmo lugar. A camisa também é social: Rehhagel.)
"Uma missão, um sentimento, todos unidos somos laranja," (Holanda, claro, que deve ser de novo só um "laranja". Se Van Basten usasse a 12 de 88... Sobrou o 1: Van der Sar.)
"O céu é sempre mais azul..." (Itália, que tenta repetir o verão de 2006 mesmo com a nuvem que cobriu o capitão Cannavaro e com Totti curtindo férias. Camisa pesada, não tão justa e não tão azul: a 1 de Buffon.)
"...porque só o esporte e a diversão contam!" (Polônia, feliz por participar. Sem competitividade, pode ficar até atrás da Áustria. Camisa polonesa básica: Smolarek, claro, 7.)
"Este ônibus é movido a vontade de vencer." (Portugal, com ônibus e mensagem no sentido contrário da Polônia, sua algoz nas eliminatórias. Felipão e o melhor do mundo adoram vencer. A 7 é para a história.)
"Vamos com alma, vamos ganhar, vamos materializar o sonho de uma nação!" (R. Tcheca, no vamo, vamo. Nedved e Rosicky não vão. Koller e Baros vão meia-boca. Cech 1 vai!).
"Romênia, estamos orgulhosos de ti e te amamos." (o amor é lindo, mas causa dor também. O ascendente time romeno tinha que cair no Grupo da Morte? Ou Grupo do Mutu 10?)
"As mãos russas juntam-se numa só! A Rússia orgulha-se dos seus filhos." (bacana, mas quem pode dar mesmo orgulho é um filho holandês: Guus Hiddink, outra camisa social.)
"Seleção da Suécia, que sonho de time." (que exagero de sonho, de time... Será Ibrahimovic mesmo tudo isso? Não acho. Confira esse 10.)
"Destino final: Viena." (Suíça, que pode nem sair... da Suíça. Seu destino passa pela defesa, que passa por Senderos, que passa mal e usa a 4.)
"Caberá a paixão turca neste ônibus?" (a torcida turca não cabe em si e em qualquer lugar, o time já cabe bem nas Euros, e Nihat cabe na 8.)


rbueno@folhasp.com.br


Texto Anterior: Feminino: Por causa de lesão, Karen é cortada
Próximo Texto: COI não vê Rio-2016 melhor em nada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.