São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Computador faz avaliações virarem notas

DA REPORTAGEM LOCAL

A avaliação por notas do COI (Comitê Olímpico Internacional) é uma combinação da opinião de técnicos da entidade e de um software, chamado "Decision Matrix" (Decisão Matrix).
Em sua análise, o programa de computador e os membros do grupo do COI levam em conta as informações prestadas pelas cidades candidatas nos questionários e o potencial dos organizadores de atingir o nível olímpico em sete anos.
Enquadram esses dados nos critérios impostos pelo COI, que inclui 11 itens. Cada um tem um peso, de acordo com a sua importância para a organização da Olimpíada.
Com esses critérios, os 13 técnicos do COI alimentam com dados o software, que desenvolve um modelo chamado "OlympicLogic" (Lógica olímpica) para dar notas.
Em geral, a avaliação estabelece um valor mínimo e um máximo. São raros os casos de notas precisas.
Não são estabelecidas médias porque, segundo o COI, isso iria mascarar notas mínimas baixas que podem inviabilizar uma Olimpíada em determinada cidade. Como resultado, a média de cada cidade também é uma faixa.
O comitê tem uma nota mínima, que é 6. Se a cidade registrar toda sua faixa acima de 6, estará classificada à segunda fase da escolha da sede olímpica -Doha foi uma exceção por marcar os Jogos para um mês vetado.
Caso fique com toda a faixa abaixo da nota 6, a cidade estará desclassificada. Há a possibilidade de a faixa ficar dividida, com a nota menor abaixo da 6. Se isso acontecer, o comitê admite que há risco para a Olimpíada, mas pode aceitar a cidade se entender que esta realizará o que prometeu à entidade.
O "Decision Matrix" já foi utilizado pelo COI em outras escolha olímpicas, como Jogos de Inverno e a Olimpíada de Londres-2012. (EO, LF E RM)


Texto Anterior: COI não vê Rio-2016 melhor em nada
Próximo Texto: Tarefa: Cidades terão de entregar os dossiês de candidatura em 2009
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.