São Paulo, sábado, 05 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão médico

Homens-chave de Costa do Marfim, Inglaterra e Itália se machucam e engrossam a lista de jogadores contundidos às vésperas do Mundial


Tulio Tanaka e Drogba, no choque que quebrou o braço do marfinense

LUCIANA COELHO
DE GENEBRA
RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

A uma semana do início do Mundial, algumas seleções viveram, ontem, seu dia mais traumático, com lesões de jogadores importantes e a grave contusão de um dos maiores ídolos da África.
Os problemas físicos de Rio Ferdinand, Didier Drogba, Andrea Pirlo e Michel Bastos aumentam o leque de jogadores que se contundiram às vésperas do torneio.
Alguns deles, como o alemão Michael Ballack e o ganense Michael Essien, são ausências certas na Copa.
Astro africano, o atacante Drogba, capitão da Costa do Marfim, não foi cortado, porém corre grande risco de ficar fora da competição.
Ele sofreu uma fratura no antebraço direito, próximo ao cotovelo, em um choque com o zagueiro Marcus Tulio Tanaka no amistoso contra o Japão, ontem, na Suíça.
O curioso é que Tanaka nasceu no Brasil -naturalizou-se japonês. Ele atingiu o astro do Chelsea com o joelho em jogada no meio-campo, ainda no primeiro tempo.
O assessor da seleção marfinense, Eric Kakou, confirmou a lesão, mas negou o corte do jogador. "Ele quebrou o braço, mas vai jogar", disse, por telefone, à Folha.
Segundo o site do jornal francês "L'Equipe", a esperança marfinense de ter seu principal jogador passa por uma cirurgia a qual Drogba decidiu se submeter.
A operação deixaria o atacante apto a voltar a campo em dez dias. A Costa do Marfim estreia contra Portugal, no dia 15 de junho.
Promovido a capitão inglês neste ano, o zagueiro Rio Ferdinand sofreu uma lesão no ligamento do joelho esquerdo e foi cortado.
O jogador do Manchester United se contundiu em uma dividida com Emile Heskey durante treino do English Team e deve ficar afastado dos gramados por aproximadamente seis semanas.
"É óbvio que essas são más notícias, e todo mundo no elenco está desapontado. Foi uma lesão acidental em um treinamento, não tínhamos como evitá-la", afirmou o técnico Fabio Capello.
O zagueiro Michael Dawson, do Tottenham, que estava na lista de pré-convocados, ficou com a vaga. O meia Gerrard, do Liverpool, herdou o posto de capitão.
Já o meia Andrea Pirlo, destaque da Itália, já nem vive mais a expectativa de estar em campo na primeira partida da Azzurra. Com uma lesão na panturrilha esquerda, foi descartado para o jogo contra o Paraguai, no dia 14.
Segundo o médico da seleção italiana, Enrico Castellacci, Pirlo deve ficar 15 dias sem realizar qualquer atividade. O jornal "Gazzeta dello Sport" diz que as possibilidades de ele participar do Mundial são "quase nulas".
No Brasil, o lateral Michel Bastos deixou o treino com dores no tornozelo. Segundo o médico José Luiz Runco, a situação não preocupa.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Entrevista: Depois de acertar Drogba, brasileiro lamenta acidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.