UOL


São Paulo, sábado, 05 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM

Americano pode ser o 2º a vencer cinco seguidas

DO ENVIADO A MAGNY-COURS

Histórica na largada, a Volta da França de 2003 pode fazer história também na chegada.
Está tudo nas mãos -e nas pernas- de Lance Armstrong, 31. Campeão nos últimos quatro anos, o americano vai atrás do pentacampeonato.
Em cem anos e 89 edições, só quatro homens conseguiram cinco títulos: os franceses Jacques Anquetil e Bernard Hinault, o belga Eddy Merckx e o espanhol Miguel Indurain.
Armstrong, que completará 32 anos em setembro, poderá ser o mais velho a atingir o feito, embora os demais tenham idade próxima à dele. O mais jovem a conquistar o quinto título foi Merckx, aos 29 anos, e o mais velho, Indurain, que completou 31 durante a disputa em que ganhou pela última vez.
Apenas o espanhol acumulou todas as conquistas em sequência, entre 1991 e 1995.
Coincidência, a maior ameaça à tentativa de Armstrong pode vir justamente da Espanha. O americano acredita que Joseba Beloki, líder da equipe Once, será um de seus principais adversários. Terceiro colocado em 2000 e 2001, ele foi vice-campeão no ano passado.
"Não concordo com as pessoas que dizem que a corrida já está decidida, que eu vou ganhar com facilidade. O Beloki deve ser um oponente duro, assim como o Jan Ullrich [alemão, campeão em 1997] e o Gilberto Simoni [italiano, vencedor em junho da última Volta da Itália]", afirmou, ao desembarcar na França.
O americano romperá hoje uma tradição: apesar de ser o atual campeão da Volta, não largará com a tradicional camiseta amarela que distingue o líder da prova. Decidiu vestir o uniforme de seu patrocinador, o correio dos EUA. Vencedor do prólogo em 2002, ele será o último a marcar o tempo.
"Nunca me senti bem em largar com a camiseta amarela. Acho que ela tem que ser conquistada a cada etapa, e não vir como um prêmio por algo já tão distante, do ano anterior", explicou o ciclista.
O americano é conhecido também por um drama pessoal: ele superou um câncer nos testículos, diagnosticado em 1996. (FSX)


Texto Anterior: Volta da França, 100, larga pelo jogo limpo
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.