UOL


São Paulo, sábado, 05 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAN-AMERICANO

EUA escrevem cartilha para Santo Domingo

DA REPORTAGEM LOCAL

Os EUA criaram uma cartilha para alertar atletas, técnicos e fãs que assistirão ao Pan de Santo Domingo sobre a falta de segurança na República Dominicana.
O documento, elaborado pelo Departamento de Estado, classifica o país como um "centro de tráfico humano" e diz que ele está "infestado de corrupção".
Além de sugerir que as pessoas tomem "medidas extras de segurança" durante o Pan, que vai de 1º a 17 de agosto, o documento também orienta sobre comportamento. Segundo o texto, os cidadãos americanos devem manter a cabeça baixa nas ruas, evitar multidões e manifestações.
Outro tópico alerta para o perigo das fraudes com cartões de crédito e orienta os norte-americanos a só usarem táxis credenciados, de preferência os dos hotéis.
A cartilha, distribuída a empresários norte-americanos em Santo Domingo, alerta também para o perigo da crise do Haiti.
O país vizinho da República Dominicana é um dos mais miseráveis do continente e enfrenta problemas econômicos e políticos.
Para escapar das dificuldades, muitos haitianos têm tentado imigrar ilegalmente para os EUA.
Esse movimento serviu até como um dos argumentos para os americanos limitarem ainda mais os direitos civis após o 11 de Setembro. Segundo o secretário da Justiça do país, o Haiti "tem servido de base" para o ingresso de imigrantes islâmicos nos EUA.


Texto Anterior: Olimpíada: Nuzman perde, e continente segue sem vaga
Próximo Texto: Futebol: Rivais poluem meio-campo no Morumbi
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.