UOL


São Paulo, sábado, 05 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Irmã mais velha, que teve lesão no abdômen, tenta brecar série vitoriosa da líder do ranking na final de Wimbledon

Venus, debilitada, encara Serena, "ótima"

DA REPORTAGEM LOCAL

Debilitada, Venus Williams, 23, tenta hoje na final de Wimbledon fazer algo que ultimamente não conseguiu quando estava em plena forma: bater sua irmã Serena.
Nas últimas cinco vezes em que se enfrentaram -quatro em decisões de Grand Slam-, Serena, 21, saiu vitoriosa, cedendo somente um set nestes confrontos.
Com esse retrospecto recente, Serena virou o placar do confronto direto com irmã para 6 a 5 e fez com que Venus se tornasse a primeira tenista a perder quatro finais consecutivas de Grand Slam.
Quarta do mundo, Venus sentiu uma contusão no abdômen na semifinal contra a belga Kim Clijsters e nem treinou ontem.
"Fiz tratamento e já me sinto bem melhor", disse ela. "Estou tentando descansar o máximo para a final de amanhã [hoje]."
A americana disse que sentiu a lesão pela primeira vez no começo de maio, quando abandonou a final do Torneio de Varsóvia contra a francesa Amélie Mauresmo.
Como não sentiu nada nas primeiras rodadas de Wimbledon, as dores no local a pegaram de surpresa, segundo Venus.
"Fiquei em pânico", disse ela, que perdeu o primeiro set para Clijsters e disse ter sido beneficiada pela pausa causada pela chuva.
Venus afirmou que não pensou em desistir, mas que na final a história é diferente. "Se não estiver 100% recuperada não estarei lá", disse a bicampeã (2000 e 2001).
Disputado desde 1884, o torneio feminino nunca viu um abandono em uma final ou uma jogadora sem condições para entrar em quadra para decidir o título.
Enquanto a irmã se preparou para final fazendo tratamento médico e descansando, Serena diz estar muito confiante. "Eu me sinto ótima, ótima", afirmou ela, após seu treino de ontem.
Líder do ranking desde a conquista do título de Wimbledon no ano passado, Serena afirma estar empolgada com a possibilidade de "fazer história". "É formidável defender um título de Grand Slam pela primeira vez. Quero figurar entre essas poucas pessoas que obtiveram a façanha."
Em Wimbledon, somente Venus, Steffi Graf, Martina Navratilova e Billie Jean King tiveram sucesso nessa empreitada na Era Aberta (a partir de 1968).
Nas duas vezes anteriores em que iniciou a disputa de um Grand Slam na condição de campeã, no Aberto dos EUA-2000 e em Roland Garros-2003, Serena sucumbiu antes da final.
Em Nova York, ela caiu nas quartas-de-final, e em Paris, no mês passado, na semifinal.


Texto Anterior: Doping: Fundista brasileiro é pego em exame
Próximo Texto: Final masculina vê novidade e tradição
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.