São Paulo, quarta-feira, 05 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perfil

Barthez joga para superar o inglês Banks

DOS ENVIADOS A MUNIQUE

Ele não tem porte e nem número de camisa de goleiro. Mas, se a partida vale por Mundial, o francês Fabien Barthez, 35, manda bem.
Com um inusitado 16 nas costas e 1,82 m (a quarta menor estatura de um goleiro nesta Copa), o ex-namorado da supermodelo canadense Linda Evangelista foi menos batido em Mundiais do que praticamente todos os grandes goleiros da história.
Já são 15 jogos, e Barthez foi buscar a bola no fundo das redes só sete vezes. A média de 0,46 por partida é melhor do que a de monstros sagrados da meta, como o italiano Zoff (0,94), o alemão Sepp Maier (1,05), o russo Yashin (1,38) e o argentino Fillol (0,92). Se novamente não for vazado hoje, contra Portugal, o francês também vai ter uma média melhor que a do inglês Banks (0,44).
Na Alemanha, Barthez repetiu algumas saídas estabanadas, marca da sua carreira. Mas também foi bem em outros fundamentos. Com 68% de precisão, ele tem, segundo o Datafolha, a décima melhor reposição de bola do Mundial entre os quase 40 goleiros que atuaram.
O reencontro com o bom futebol acontece justamente na Copa. Isso depois de um período muito ruim. Em 2005, foi suspenso por cinco meses por cuspir num juiz em jogo do Olympique de Marselha, seu clube.
Fora da seleção, viu a ascensão de Coupet, do Lyon. Mas, na hora da Copa, a titularidade voltou para Barthez.
"Sua experiência foi essencial para a minha decisão", diz o técnico Raymond Domenech. Realmente, o escolhido mostrou personalidade. "Esqueçam Zidane", disse Barthez antes do jogo decisivo contra o Togo, quando o astro estava suspenso.
Com Barthez no gol, a França só levou dois gols em cinco jogos na Alemanha. E os jogadores comemoram esse desempenho como uma lembrança. "Em 1998, era muito difícil alguém fazer gol na França. É o mesmo aqui. É muito difícil nos desestabilizar", afirma o zagueiro Thuram. (PC E RBU)


Texto Anterior: Portugueses e franceses agora desdenham Brasil
Próximo Texto: Confusão: Em entrevista, Scolari vê gafe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.