São Paulo, domingo, 05 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A perigo, Caio Jr. usa Edmundo contra o Flu

Técnico enfrenta pressão da direção e o descontentamento dos jogadores

Nova derrota no Brasileiro pode tornar a permanência do treinador insustentável; contra cariocas, equipe vai utilizar esquema diferente

TONI ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma derrota fora dos planos classificada como vergonhosa pela diretoria. A falta de sintonia com o principal nome do elenco. E o descontentamento dos jogadores por não entender os critérios de escalação do treinador no Brasileiro.
No jogo de hoje, às 16h, contra o Fluminense, no Rio, o técnico Caio Júnior terá contra si essa série de fatores para, além de obter a vitória, conseguir estender sua permanência à frente do Palmeiras no Brasileiro.
Apesar da posição intermediária na tabela -contabiliza 23 pontos-, a situação do treinador está muito longe de ser confortável no clube.
E a gota d'água pode ser um novo revés, no Maracanã.
A diretoria palmeirense não revela publicamente, mas a maneira como a equipe foi derrotada pelo Sport no meio de semana -perdeu de virada por 2 a 1, no Parque Antarctica, com dois jogadores a mais- foi vista como uma tragédia.
Além disso, o treinador já não conta com um importante aliado: o veterano Edmundo. Chateado por não ser relacionado para a partida contra os pernambucanos e por ter perdido prestígio em relação ao resto do elenco, o atacante hoje tem um pensamento: fazer a sua parte -e só.
Visivelmente saturado, Edmundo não tem mais se manifestado nas reuniões do time, e essa indiferença já foi percebida por seus companheiros.
Outro ponto que pesa contra Caio Jr. é o fato de não definir os seus titulares. Internamente, os jogadores já reclamam do entra-e-sai que virou rotina no rodízio adotado pelo técnico. Na visão deles, a falta de uma seqüência de jogos é ruim.
Mas, para superar o Fluminense, é justamente em Edmundo que o treinador resolveu se escorar. "Ele se preparou, está bem fisicamente e pronto para entrar. O Edmundo é nosso melhor finalizador e um jogador que está acostumado a decidir para o Palmeiras", afirmou, esperançoso, Caio Jr.
Taticamente, a mudança vem justamente para facilitar a vida de Edmundo. O time sai do esquema com líbero para atuar no 4-4-2. Segundo o treinador, Edmundo, Valdivia e Luiz Henrique entram em campo com a missão de tentar decidir a partida. "Escalei um meio-campo forte na marcação e quero um time compacto para fechar os espaços atrás. Quero os jogadores de frente descansados para tentar definir a partida."
Questionado se o importante no Maracanã vai ser a jogada de contra-ataque, Caio Jr. falou que não. "Num campo grande como o Maracanã, temos é que ter a posse de bola."
Considerado uma pedra no sapato quando atua fora de casa, o Palmeiras tem que rever suas recentes atuações como visitante. A última vitória fora de casa foi no dia 7 de julho, no 1 a 0 diante do Náutico. Depois disso, vieram dois empates, diante de Grêmio e Juventude e uma derrota para o Paraná.
"Falei para os jogadores que temos de recuperar os pontos perdidos contra o Sport já nesta partida. Vencer fora de casa é o que faz a diferença no Brasileiro", declarou Caio Jr. NA TV - Fluminense x Palmeiras Globo e Band (para SP), às 16h


Texto Anterior: Tostão: Festas, bebidas e futebol
Próximo Texto: Pé para toda obra: Makelele entra para surpreender os mandantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.