São Paulo, terça-feira, 05 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

casa estranha

Corinthians busca um Pacaembu "familiar"

Após dois maus resultados em casa, time treina no estádio para "se acostumar"

Mano Menezes repete estratégia de antecessores que na campanha da queda, em 2007, deram treinos de "adaptação" à arena


PAULO GALDIERI
RICARDO VIEL

DA REPORTAGEM LOCAL Bastaram dois tropeços para o Corinthians transformar o Pacaembu de casa acolhedora em ambiente desconhecido.
Depois de uma derrota contra o Bahia e um empate decepcionante em 0 a 0 com o Criciúma, Mano Menezes decidiu que, de agora em diante, seus comandados passarão a treinar mais no estádio municipal antes das partidas em casa.
O motivo: adaptação ao Pacaembu, onde o Corinthians tem jogado todas as suas partidas em casa na Série B.
"Viemos treinar aqui [no Pacaembu] porque é nossa casa, temos que tirar alguma vantagem. Para que os jogadores se familiarizem com o gramado, que é excelente, mas prende um pouco a bola", disse o técnico Mano Menezes. Inicialmente o treino estava agendado para o CT do Parque Ecológico.
Segundo o treinador, é importante nas vésperas das partidas treinar jogadas de bola parada e se familiarizar com algumas "referências", como uma placa de publicidade, que pode ser usada para posicionamento. "Às vezes é isso que faz a diferença", justificou.
Apesar disso, o Corinthians não vinha encontrando dificuldades de jogar no Pacaembu até ser derrotado pelo Bahia. Nas primeiras cinco partidas na arena, havia obtido somente vitórias na segunda divisão (contra CRB, Fortaleza, Brasiliense, São Caetano e Marília).
No entanto, nos dois últimos jogos no Pacaembu, o ataque passou em branco e o time fez apenas um ponto nos seis possíveis. "Contra o Bahia, tivemos chances. E o Criciúma marcou bem, fez um bom jogo. Não podemos tapar os olhos para isso", falou Mano.
Sobre as vaias da torcida no último jogo -as primeiras recebidas na Série B-, o treinador disse que o torcedor se portou bem e que apenas vaiou no final da partida. Mano classificou a partida contra o Criciúma como um "jogo isolado" e disse não acreditar que haverá motivos para novos protestos hoje.
No ano passado, quando as derrotas no Brasileiro começaram a acumular, a mesma estratégia foi adotada.
Paulo César Carpegiani e José Augusto, técnicos que passaram pelo clube na campanha do rebaixamento, levaram a equipe para treinar no Pacaembu, sob alegações semelhantes às de Mano Menezes agora.
À época, o então vice de futebol corintiano, Rubens Gomes, chegou a declarar que o estádio jamais fora a casa corintiana.

NA TV - Sportv (menos SP),
ao vivo, às 20h30



Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Referências: Mano Menezes assume indicação de Xavier para o clube
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.