São Paulo, quinta-feira, 05 de agosto de 2010

Texto Anterior | Índice

Caixa forte

Disputa entre CBF e banco pelo direito de entrega ao dono mantém a Taça das Bolinhas em cofre

SÉRGIO RANGEL
DO RIO

Demorou quase 18 anos para a CBF definir o destino da Taça das Bolinhas. Agora, a entidade e a CEF (Caixa Econômica Federal) travam nos bastidores disputa para entregar o troféu ao São Paulo. A CBF já enviou quatro ofícios ao banco pedindo a taça, e todos foram recusados.
Criadora do troféu em 1975, a Caixa quer saber oficialmente da CBF quem é o dono da peça para promover evento para a entrega. A confederação, por sua vez, não dá a informação ao banco. A CBF também quer fazer uma festa para entregar a taça.
""Estamos num impasse. A taça é nossa e queremos entregá-la ao vencedor. Já a CBF pede o troféu sem ter direito sobre ele e não nos informa oficialmente o dono", disse o superintendente de comunicação e marketing da CEF, Clauir Luiz Santos.
O troféu foi criado em 75 e ficaria para sempre com o clube que vencesse o Brasileiro por três vezes seguidas ou cinco vezes alternadas.
Após o Flamengo ganhar o Brasileiro em 92, a taça saiu de cena. O time se diz penta, e a CBF considera o Sport campeão de 87. Até então, o troféu era dado aos campeões no dia da conquista e devolvido após uma semana.
O Flamengo computa a Copa União, em 87, como um dos seus títulos do Nacional. Antes do Brasileiro-09, o time da Gávea também venceu as versões de 80, 81, 83 e 92.
Em 87, o Clube dos 13 (associação de clubes) fez um torneio em meio a uma crise na CBF, que, depois, com a disputa em andamento, impôs mudanças na regra.
Numa delas, o vencedor do Módulo Verde (Flamengo) tinha de pegar o ganhador do Módulo Amarelo (Sport). Os 16 clubes do Módulo Verde não toparam, e a CBF declarou o Sport campeão.
Desde que faturou o penta, em 2007, o São Paulo reivindica o troféu. A CBF reconheceu o direito do clube à taça em abril. "Somos os donos da taça, mas a CBF não nos entrega de jeito nenhum", disse o vice de futebol Carlos Augusto de Barros e Silva.
A Taça das Bolinhas está em uma sala-cofre no prédio da CEF na avenida Almirante Barroso, no Rio de Janeiro.


Texto Anterior: Tenista usa raquete com duas empunhaduras e saque de vôlei
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.