São Paulo, Quinta-feira, 05 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dupla feminina tenta ouro no tênis

da Reportagem Local

Após oito anos, uma dupla feminina pode dar a medalha de ouro ao tênis do Brasil em Jogos Pan-Americanos.
Com uma vitória ontem, nas semifinais do Pan de Winnipeg, a paulista Vanessa Menga, 22, e a carioca Joana Cortez, 20, alcançaram a decisão. Elas derrotaram as canadenses Aneta Soukup e Renata Kolbovic por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 7/6 (7/5).
Hoje, no início da tarde (horário brasileiro), ambas retornam ao Clube de Tênis de Winnipeg para tentar repetir o feito alcançado em Havana-91 por Andrea "Dadá" Vieira e Cláudia Chabalgoti, ouro na competição em Cuba.
Vanessa Menga e Joana Cortez enfrentarão as vencedoras da outra semifinal, que seria noite à ontem, entre Clarisa Fernández e Mariana Díaz Oliva, da Argentina, e Barbara Castro Díaz e Paula Cabezas, do Chile.
"É um sonho", afirmou Vanessa, após a vitória de ontem.
"O apoio da equipe foi fundamental para a nossa vitória", acrescentou ela, elogiando o técnico Paulo Cleto e os demais companheiros. "Ninguém nos segura na briga pelo ouro", completou a tenista, que é destra. Sua parceira na decisão é canhota.
Vanessa já tem uma medalha em Pan-Americanos, conquistada em 95 (Mar de Plata, Argentina). Foi um bronze, na competição por equipes, juntamente com Luciana Tella e Dadá Vieira.
No torneio de simples, Vanessa, que é a brasileira mais bem colocada no ranking da WTA (Associação das Mulheres Tenistas), na posição 178, foi eliminada precocemente -Joana Cortez, 326ª do mundo, e Miriam D'Agostini, 325ª, também caíram.
A disputa feminina em Winnipeg conta com apenas três tenistas, todas dos EUA, entre as cem primeiras do ranking -no masculino há apenas dois-, o que mostra a insignificância do evento para os melhores do planeta.
A final feminina será disputada, também hoje, entre a norte-americana Tara Snyder (54ª do mundo) e a vencedora do jogo entre Alexandra Stevenson (EUA, 41ª) e María Vento (Venezuela, 118ª).
A melhor participação de uma brasileira, em simples, nos Jogos Pan-Americanos, foi em Indianápolis-87, quando Gisele Miró levou o ouro. Nessa mesma competição, Fernando Roese foi o campeão no masculino.
As outras grandes performances do Brasil no tênis aconteceram há mais de 30 anos.
No masculino, em Winnipeg-67, Thomas Koch ganhou ouro em simples e em duplas (com José Edson Mandarino).
No feminino, Maria Esther Bueno venceu em São Paulo-63. Nesse mesmo Pan, Ronald Barnes foi campeão em simples e em duplas (com Carlos Fernandes).


Texto Anterior: Dupla domina modalidade
Próximo Texto: Brasileiro, 230º do mundo, perde e leva o bronze
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.