São Paulo, quinta-feira, 05 de setembro de 2002

Texto Anterior | Índice

Tabela da FPF embola datas

DA REPORTAGEM LOCAL

A antecipação do início do Paulista-2003 para o próximo mês promete causar problemas às três séries do Brasileiro-2002.
A tabela divulgada ontem pela FPF (Federação Paulista de Futebol), com a rodada de abertura no dia 5 de outubro, prevê jogos em datas coincidentes às da competição organizada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
A decisão do presidente de FPF, Eduardo José Farah, veio após o anúncio do novo calendário da CBF, que esticou o Brasileiro e reduziu o espaço dos Estaduais.
Dos 12 times que disputarão, em dois grupos, a primeira fase do Paulista, oito participam do Nacional e deverão ter problema.
O Guarani, por exemplo, o único na Série A, que já tinha jogo no dia 5 de outubro contra o Vasco, às 16h, em Campinas, agora terá também diante do Santo André, às 11h, no campo do rival. No dia 13 seguinte, antes do Coritiba, em Curitiba, às 17h, pelo Brasileiro, terá de enfrentar a Portuguesa Santista, em Campinas, às 11h.
"Fomos pegos de surpresa. Estamos achando muito estranho que haja esse conflito de datas", afirmou o vice-presidente do Guarani, Antonio Carlos Secacci, que vai convocar uma reunião no clube para discutir o assunto.
Na Série B, o problema atinge o União São João, o Mogi Mirim e o Botafogo-SP. Na Série C, envolvendo Marília, Santo André, Inter de Limeira e Rio Branco, a situação será crítica na segunda fase caso esses times fiquem entre os dois primeiros de seus grupos.
"Não fui informado oficialmente de nada. Como vamos jogar dois campeonatos? O Conselho Arbitral nem sequer foi convocado", afirmou José Mário Pavan, presidente do União São João.
"A postura do Farah mostra que ele não aceita de jeito nenhum o calendário da CBF", disse Roberto Archiná, diretor de futebol do Juventus, que deve anunciar hoje a desistência da Copa do Interior, como o União Barbarense já fez, para disputar o Estadual.
Farah foi procurado pela Folha ontem, mas, segundo sua assessoria, deixou a sede da FPF no final da tarde sem falar sobre a questão.
A primeira fase do Paulista, com término no dia 8 de dezembro, será uma seletiva para a segunda, de 26 de janeiro a 23 de março, quando entrarão os times que representaram o Estado no Rio-São Paulo mais o campeão Ituano.
Dos 12 da primeira fase, só três clubes do interior terão chance de enfrentar os ""grandes" -o vencedor de cada grupo e o mais bem colocado por índice técnico.



Texto Anterior: Futebol: Brasileiro-03 será o mais suado da história
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.