UOL


São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Devedor, país pode perder laboratório

DA REPORTAGEM LOCAL

Devedor da Agência Mundial Antidoping, o Brasil pode sofrer uma série de punições. Na semana passada, após reunião em Montréal, a Wada divulgou que pode punir quem não acertar suas contas com a entidade.
O Ministério do Esporte deve US$ 14 mil referente ao pagamento de sua contribuição de 2003. No ano que vem, com a Olimpíada, terá que pagar US$ 140 mil.
Até agora, a Wada conseguiu arrecadar apenas 63% do que ficou combinado com cada país.
A América, aliás, é a região que mais deve à entidade. Apenas 14,8% das contribuições do continente para este ano foram pagas.
Para efeito de comparação, a Ásia desembolsou 77,9% de sua cota, a Europa pagou 80,4%, e a Oceania já quitou sua dívida.
Irritado, Dick Pound, presidente da Wada, quer fazer retaliações.
Uma delas seria a retirada de membros dos países devedores dos cargos que exercem na entidade -a medida atingiria o brasileiro Eduardo de Rose.
Outra iniciativa seria não habilitar os laboratórios desses países.
Com isso, o Ladetec, no Rio, não obteria reconhecimento internacional. O laboratório, credenciado pelo Comitê Olímpico Internacional, tenta oficialização da Wada, nova responsável pela padronização dos exames.
"Até o final do ano isso será concluído. Não acredito que o Brasil irá perder o laboratório e prejudicar a candidatura do Rio-2012 por causa de um dívida tão pequena", diz Jari Cardoso, coordenador do Ladetec. (ALF E EO)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Basquete: Maria Helena rompe barreiras ao assumir equipe da liga espanhola
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.