UOL


São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Cícero de Castro conheceu Roddick, que tem "ginga de preto", fazendo massagem e hoje é seu preparador físico exclusivo

Brasileiro impulsiona "meu nego" ao topo

FERNANDO ITOKAZU
TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Novo queridinho do tênis americano, Andy Roddick inicia hoje, com ajuda brasileira, a semana final de preparação para os quatro últimos torneios do ano, uma arrancada que pode lhe dar a inédita liderança do ranking mundial.
Para isso, o tenista buscará fôlego em Cícero de Castro, 49, carioca radicado nos EUA há dez anos e seu preparador físico exclusivo desde maio do ano passado.
O brasileiro, ao lado de Brad Gilbert, técnico de Roddick, segue o tenista em todos os torneios. "Ele é um garotão, tem 21 anos. Tem altos e baixos. Tem horas que é legal, tem horas que enche o saco", disse Castro à Folha.
Ele conta que se diverte muito com o pupilo. "Uma vez estávamos em Nova York e ele atravessou a rua dançando break, de costas, imitando o Michael Jackson."
Por causa de sua paixão por música e dança, Castro deu a Roddick um apelido inusitado. "Você não acredita a ginga que ele tem. Só preto tem aquela ginga. Eu chamo ele de meu nego."
Casado com uma americana, Castro conheceu Roddick em Memphis. "Eu fazia massagens em um clube que recebe o torneio da ATP", contou ele. "O Andy gostou e pediu para o Tarik [Benhabiles, seu técnico à época] conseguir o meu telefone."
O convite para ser seu preparador físico, no entanto, aconteceu dois meses depois, um dia antes de Castro embarcar para o Brasil.
"Me chamaram para ir a Houston, mas, como já estava com passagem, falei que ligaria na volta."
Após ser entrevistado por Jerry, pai do tenista, Castro fez um estágio com Bob Donatelli, fisioterapeuta de Roddick. Aprovado, começou a trabalhar na Copa do Mundo de Düsseldorf, em maio.
Castro, que é formado em educação física e nunca tinha se envolvido de fato com o tênis, foi efetivado por US$ 6.500 mensais. "Tenho um contrato no papel, escrito à mão pelo pai do Andy."
Após assumir o cargo, indicou uma nutricionista para alguns testes. "Descobrimos que ele tinha alergia a laticínios e farinha."
A solução foi trocar toda a dieta.
Além disso, Castro estabeleceu um programa de preparação física para Roddick, que, ao lado do britânico Greg Rusedski, possui o saque mais potente do circuito (239,7 km/h). "Como ele tem uma explosão muito forte, focalizamos a musculação no ombro. Fazemos um trabalho preventivo."
Para cumprir a nova rotina, Roddick encheu a casa dos pais, na Flórida, com aparelhos de ginástica e uma mesa de massagem.
Quando está de folga, os treinos de Roddick consistem em corridas de 3 km, três vezes por semana, musculação diária, trabalho de movimentação em quadra, alongamento e massagens.
"O preparo físico é fundamental para um tenista. Hoje, diria que o Andy está com 85% da capacidade. Ainda pode ser melhorado", disse Castro. "Ele é muito disciplinado, dorme cedo, toma vitaminas e não reclama de nada."
O americano provou estar com fôlego. Na temporada de quadras rápidas na América do Norte, ele foi quem mais jogou e venceu (28 partidas e 27 triunfos). No mesmo período, Gustavo Kuerten atuou somente nove vezes (perdeu cinco) e reclamou de cansaço.
Castro conta que Roddick gosta muito de esportes. Em um torneio durante a Copa, o preparador físico o chamou para ver Brasil x Inglaterra. "Ele sempre levanta tarde e naquele dia acordou cedo para torcer pelo Brasil. Ficou encantado com o Ronaldinho."
Mas Castro também já "sofreu" com Roddick. Em apostas, já foi obrigado a raspar o bigode, de mais de 20 anos, e a cabeça. "No US Open, prometi que depilaria a virilha se ele ganhasse, mas ele disse que não queria ver. Aí mudei de idéia e só raspei a cabeça."
Pára-quedista nas horas vagas, Roddick convidou o brasileiro para acompanhá-lo em um salto. Castro refugou. "Tenho um filho [Igor, 18] e quero vê-lo formado."


Texto Anterior: Futebol - Rodrigo Bueno: A freguesia de Milão
Próximo Texto: Memória: Mão-de-obra do país faz sucesso entre atletas top
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.