São Paulo, segunda-feira, 05 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Policiamento deve ser 4 vezes maior que no Pan

DOS ENVIADOS A COPENHAGUE

A segurança dos Jogos Olímpicos do Rio devem envolver 10 mil policiais, segundo uma estimativa inicial do Ministério da Justiça. Seria o quádruplo do efetivo usado nos Jogos Pan-Americanos, em 2007.
"O governo do Estado define quantos homens da Força Nacional são necessários. Hoje, temos 7 mil. Deveremos ter 20 mil em 2016", analisou o ministro da Justiça, Tarso Genro.
Ele afirmou que serão feitos estudos nos países que já organizaram o evento para montar um modelo de sistema de segurança. Já existe uma colaboração com a França neste área.
Genro não se mostrou preocupado com a possibilidade de violência durante os Jogos. Usou como argumento o fato de o Brasil não enfrentar os tipos de incidentes mais comuns em eventos de grande porte.
"Não temos um problema de terrorismo. Não existe criminalidade para essa questões de ataques", disse o ministro.
Para ele, o nível da polícia tem melhorado por conta de investimentos nos seus salários. O Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) paga parte dos rendimentos de soldados.
Genro disse que o Brasil está "absolutamente preparado" para realizar os Jogos. (RM e SR)


Texto Anterior: Sem índice: COI quer pôr fim a convites para esportistas
Próximo Texto: Olimpíada: Tóquio levanta suspeita sobre acordo de bastidores na escolha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.